Este trabalho visa refletir sobre as políticas públicas de incentivo cultural voltado aos artistas
da cidade de Teresina Piauí durante a década de 1980 partindo pincipalmente dos projetos
culturais que se desenvolveram na cidade, tendo como foco principal o Projeto Pixinguinha de
nível nacional, organizado pela Funarte – Fundação nacional da Arte, que se iniciou em 1977
no Centro - Sul do país e posteriormente se espalhou para as demais regiões, no ano de 1980
chegou a Teresina. Quase que de forma simultânea foi aberto o projeto Torquato Neto,
produzido pela Secretaria de Cultura do Estado do Piauí, os dois projetos partiam de
iniciativas semelhantes: promover o desenvolvimento e a visibilidade de artistas que tinham
talento, mas não tinham oportunidades, voltando nossas atenções para os artistas piauienses
que tinham a chegada desses projetos na cidade como uma grande oportunidade de lançar-se a
vista de todos tendo em vista a uma quantidade considerável de artistas que movimentavam-se
na cana musical da cidade, apesar das dificuldades de se produzir no interior do Nordeste.
Esse estudo se embasa por meio da utilização de jornais, entrevistas, imagens, letras de
músicas além de diversos trabalhos tanto da historiografia piauiense, como de grandes
teóricos que norteiam a produção dessa pesquisa Stuart Hall (2006), Nestor Garcia Canclini
(1995), Micchel de Certeau (2004), Fernando Muratori Costa (2019) e muitos outros.