Nesta tese analisa-se o processo de modernização pelo qual passou o Piauí no período de 1930
a 1945, especialmente nas áreas da instrução, imprensa e nas transformações no espaço urbano
local, refletiu-se como os governos piauienses estiveram imbuídos na construção da imagem de
um “Piauí Novo” e que nutria fortes vínculos com o projeto político varguista. Neste cenário
de modernização, percebe-se que foram utilizados diversos mecanismos normatizadores para a
construção do poder político em território piauiense, que passavam pela divulgação de uma
cultura política nacionalista, pela propaganda política do regime e na elaboração de estratégias
que visavam despertar sentimentos de adesão as prescrições do governo de Getúlio Vargas e
das interventorias piauienses. Para a realização da pesquisa, utilizou-se uma variedade de
fontes, como os jornais Diário Oficial, Gazeta, O Piauí, Vanguarda, jornais escolares, como A
Escola, A Luz, Piauí Novo, entre outras fontes, compostas por Mensagens Governamentais,
Relatórios da Prefeitura de Teresina, Leis, Decretos, almanaques, telegramas, fotografias e
entrevistas com piauienses que vivenciaram o processo de modernização na Era Vargas. As
categorias teórico-metodológicas utilizadas foram as proposições de Marshall Berman (2007),
Claude Rivière (1989), Georges Balandier (1982), Serge Berstein (1998), Dominique Julia
(2001), Maria Helena Capelato (2009), Antônio Paulo Rezende (1997), Alcides Nascimento
(2015), Cláudia Fontineles (2015), entre outros, que auxiliaram nas reflexões sobre
modernização, liturgias políticas, construção dos símbolos do poder, cultura política, cultura
escolar e a propaganda política no período getulista. Nesse sentido, percebe-se que o Piauí
passou por um processo de modernização em que carregava fortes elementos persuasivos para
construção da ordem e que buscava o fortalecimento do poder varguista e dos governos locais.
Entretanto, nota-se que os piauienses se manifestaram de diferentes formas perante as
normatizações da época, demonstrando sentimentos de sedução, medo, angústias e de
confrontos com os ditames do regime Vargas.