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Banca de QUALIFICAÇÃO: SABRINA THAYS BEZERRA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SABRINA THAYS BEZERRA SANTOS
DATA: 29/08/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Centro de Ciências Humanas e Letras - via google meet
TÍTULO: COM A BOCA NO MUNDO: HISTÓRIA, MÚSICA E GÊNERO NA OBRA DE RITA LEE (1970-1980)
PALAVRAS-CHAVES: História; Música; Aubiografia; Gênero
PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República
RESUMO:

A música produzida e elaborada por Rita Lee está imersa, como todo produto humano, em um
sistema de relações, dentre as quais as de gênero ganharam maior repercussão, não somente
pelas suas músicas, mas por ser uma mulher que se destacou em um segmento musical com
predominância da atuação masculina – o rock. Enfrentando esses paradigmas no meio musical
e social essencialmente conservador, o presente estudo busca estudar os processos alternativos
de subjetivação de Rita Lee e sua contribuição para o entendimento do ser mulher no Brasil
nos anos de 1970 e 1980, revelando-se como uma figura feminina forte e de personalidade
transgressora. Assim, o presente trabalho teve como objetivo principal compreender
historicamente a vida e a obra da artista brasileira Rita Lee para, com esta compreensão,
problematizar as condições históricas de existir no interior das quais a citada artista
referenciou, para toda uma geração, as noções de corpo, gênero, sexualidade, juventude e
família entre as décadas de 1970 e 1980 no Brasil. Além disso, tomar Rita Lee como um signo
histórico, através do qual se procurará derivar a história da classe média brasileira no período
em estudo, buscou-se indagar sobre o processo de recepção da arte de Rita Lee tanto pela
crítica de música como pelo público em geral, desenvolver estudos teóricos sobre as
categorias juventude, sexualidade, família, gênero e indagar sobre as condições de fazer e
consumir arte no Brasil da ditadura militar. Dessa forma, buscando discutir as relações de
corpo, gênero e sexualidade serão revisados os seguintes autores: Carla Bassanezi Pinsky
(2012), Mary Del Priore (2011), Rachel Sohiet (1997) e Joan Scott (1992). Referentes às
discussões de Biografia e Autobiografia, serão utilizados autores tais como Schmidt (2000),
Ricouer (1994) e Bourdieu (1986). No tocante às discussões sobre História e Música, serão
utilizadas as proposições de Marcos Napolitano (2006, 2005) e Ana Maria Bahiana (2005),
Paulo Chacon (1982) e Tatit (2004). Além da revisão bibliográfica citada, foram levantadas
análises de sua autobiografia, entrevistas disponíveis na internet, assim como leituras e
interpretações de reportagens disponíveis em revistas digitais com o objetivo de analisar a
trajetória musical e vida pessoal da cantora Rita Lee. Dessa forma, considera-se que sendo
dotada de uma transgressão orientada, Rita Lee consegue, através de suas canções, elencar
novas formas de ser mulher, o que se evidencia como uma forma de ligação na construção de
novos padrões de corpo, gênero,


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2061327 - FABIO LEONARDO CASTELO BRANCO BRITO
Interno - 677.989.933-04 - JOSEANNE ZINGLEARA SOARES MARINHO - UESPI
Interno - 877.646.793-72 - PEDRO PIO FONTINELES FILHO - UESPI
Notícia cadastrada em: 04/08/2022 16:20
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