O objetivo deste trabalho é investigar o pioneirismo da aviação civil e militar no Brasil, que foi esquecido pela historiografia tradicional, incluindo figuras como Bartolomeu Lourenço de Gusmão, Júlio Cesar Ribeiro de Sousa, José do Patrocínio e Augusto Severo Albuquerque Maranhão, entre outros. As fontes analisadas para o desenvolvimento deste trabalho incluem a coleção "Retratos do Brasil" de Aguiar Pinto, a obra "Construção Aeronáutica no Brasil" de Roberto Pereira de Andrade, o livro "Os Meus Balões" de Alberto Santos Dumont, e os Arquivos de Defesa, arquivos da aviação militar da Primeira Guerra Mundial da França. Documentações de jornais, arquivos públicos e privados são considerados fontes importantes para compreender a história da aviação no Brasil e na França. O esquecimento desses pioneiros é resultado de fatores historiográficos e a abordagem da micro-história permite uma compreensão mais detalhada desses eventos. Também é destacada a importância da regulamentação dos serviços civis de navegação aérea no Brasil em 1925, que atraiu empresas estrangeiras para o mercado de aviação comercial no país, como a Condor Skndikat, que fundou a primeira empresa de aviação comercial no Brasil, responsável pelo transporte de pessoas e objetos postais nacionais e internacionais nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. A propaganda nos jornais do Rio de Janeiro e a criação da primeira escola de aviação no Brasil também são discutidas e analisadas através desses conjuntos de documentos.