O presente estudo tem por objetivo compreender a história e a memória da moda piauiense, por meio das expressões de identidade e do(s) corpo (s) no seio das práticas socioculturais. Para tanto, analisou-se os desfiles ocorridos de 2009 a 2023 nos eventos Piauí Fashion Week e Piauí Moda House, ocorridos em Teresina-PI. Em virtude da necessidade de aprofundar a historiografia sobre moda piauiense, recuos temporais e espaciais foram necessários a fim de aprofundar o entendimento sobre o objeto estudado. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizado levantamento bibliográfico acerca de moda, identidade, corpo, gênero e memória, por meio de autores como Gilles Lipovetsky (2009), Stuart Hall (2006), Le Breton (2003), Judith Buther (2003) e Beatriz Sarlo (2007) e de coleta de dados em jornais e portais (Meio Norte.com, colunabrunacarvalho.com, meionorte.com, cidadeverde.com, oitomeia.com, clubenoticias.com, e 180 graus), cinco entrevistas com indivíduos envolvidos na produção do evento e, por fim, em mídias sociais e digitais oficiais dos eventos no Instagram e no YouTube, nos quais há o registro das edições, dos envolvidos no processo de organização, produção e criação do evento. Verificou-se que esses eventos tentaram (re)construir uma identidade que inserisse o Piauí internacionalmente no ramo da moda. A partir desses resultados, foi possível concluir que esses eventos foram importantes por divulgarem o estado e para divulgar a moda, pois ao longo das edições percebeu-se uma maior abertura para diferentes corpos e gêneros, tornando os desfiles e a moda piauiense mais autoral e diversificada.