O objetivo deste trabalho é produzir a narrativa dos trabalhadores envolvidos na construção da estrada de ferro e no funcionamento da estação ferroviária na cidade de Piripiri-Pi, percebendo a importância a relação entre a cidade e a ferrovia e desta com seus trabalhadores, ao longo das décadas 1930-1970. A relação entre a estrutura governamental responsável pela construção da ferrovia e a chegada dos trabalhadores construtores da ferrovia em um contexto de estiagens e migrações na região Nordeste e o cotidiano dos ferroviários no funcionamento da Estação Ferroviária são elementos importantes na construção desta narrativa. A metodologia constou de pesquisa bibliográfica utilizando-se de autores como Hobsbawn (2015), Hardman (2005), Silveira (2007), Rolnik (1988), Melo (2008), Lanna (1996) e Thompson, entre outros como forma de organização dos conceitos de cidade, trabalho e ferrovias, importantes para a produção deste trabalho. Nosso objeto de estudo se complementa quando percebemos a total ausência, nos relatos e documentos da época, de informações sobre a participação dos trabalhadores ferroviários ou do cotidiano destes. A cidade e toda região festejaram a chegada da ferrovia, muito se escreveu a respeito dos benefícios que ela traria para a região, exaltaram-se nomes de políticos, porém ao observar estes escritos muitas interrogações ficaram: quem eram os trabalhadores que construíram a estrada de ferro? Quem eram os trabalhadores que fizeram a estação ferroviária funcionar por décadas? Quanto as fontes trabalharemos com pesquisas hemerográficas, utilizando jornais publicados no Piauí, bem como documentos do poder executivo Estadual e dos poderes executivo e legislativo municipal, livros de memórias e entrevistas com sujeitos que conheceram e conviveram com os personagens desta pesquisa.