Este trabalho é resultado de uma investigação acerca da trajetória e das representações culturais em torno do cantora e compositora Maria da Inglaterra enfocando a sua carreira, entre os anos de 1970 á 2010 . O estudo se concentra na análise de sua carreira, explorando os processos criativos que moldaram sua música e seu estilo único. Além disso, a pesquisa examina as relações sociais e contextos culturais que permitiram a inserção de Maria da Inglaterra no cenário artístico do estado do Piauí e como foi recebida e celebrada pelo público e pela crítica ao longo das décadas. Por meio de uma abordagem multidisciplinar, que inclui a análise de entrevistas, fontes hemerográficas, periodicos de cultura local e arquivos de midias audio-visuais. O percurso metodológico das reflexões da análise de discurso sobre essas fontes são as elaborada por Michel Foucault. No arcabouço teórico, fundamentamo-nos nas categorias de trajetoria de vida, memória, redes de sociabilidades, representação e identidade respectivamente, por Pierre Bourdieau, François Dosse, Maurice Halbwachs, Jean-François Sirinelli, Roger Chartier e E.P Thomposon. Na historiografia nacional destaco o trabalho de Francisco Alcides Nascimento,Durval Muniz de Alburqueque Junior, Hermano Carvalho de Medeiros, Valério Rosa Negreiros, Fernando Muratori Costa, Raimundo Nonato Lima dos Santos entre outros.