Esta pesquisa tem como objetivo analisar a participação de humoristas e o uso do humor nos discursos das propagandas eleitorais das eleições municipais de Teresina, capital do Piauí, no ano de 2012. Para tal, são examinadas peças publicitárias políticas que contaram com a atuação de comediantes como João Cláudio Moreno, Amauri Jucá, Airton Oliveira e Dirceu Andrade. Além disso, são considerados os cadernos de política dos jornais O Dia e Meio Norte, que cobriram esse processo eleitoral. Observa-se, nessas propagandas, uma estratégia deliberada de angariar votos por meio do cômico, entendido aqui como um recurso capaz de quebrar a rigidez habitual do discurso político. A inclusão desses artistas suscitou um debate sobre a seriedade da disputa eleitoral, provocando críticas que apontavam para uma suposta superficialidade dos debates. A construção desta análise se apoia nos trabalhos do historiador René Rémond (2003), buscando integrar elementos subjetivos e culturais na compreensão do fenômeno político.