RADIOJORNALISMO HIPERMÍDIÁTICO NO PIAUÍ: análise da convergência e multiplicidade da oferta
Teresina
Radiojornalismo, Convergência midiática, Fase da Multiplicidade da Oferta, Economia Política da Comunicação, Hipermediações.
Resumo: Este estudo analisa o processo de produção midiática via hipermediações inserido no mercado do rádio piauiense. A análise parte de uma compreensão do cenário neoliberal de mercado e como ele reverbera em processos de globalização e convergência midiática, fazendo com que a produção de conteúdos para o rádiojornlismo assuma uma nova caracterização, que esta inserida naquilo que Brittos (2006), chama de Fase da Multiplicidade da Oferta. A Economia Política do Jornalismo trás os elementos teóricos metodológicos para essa compreensão que analisa a produção de conteúdos radiofônicos nas emissoras de rádio do Piauí, que se encontram no processo de migração para a internet. A pesquisa se fundamenta em estudar a produção e o consumo massivo da cultura, e dos produtos comunicacionais, inseridos na lógica do mercado da radiodifusão piauiense. Pretendendo desta forma um aprofundamento no viés crítico, e colocando a regionalização dentro do cenário das indústrias culturais brasileiras.