O presente estudo tem como objetivo geral compreender como o comportamento narcísico aparece
para com o indivíduo da geração Z no Instagram, para obter êxito articulamos três objetivos
específicos em nossa pesquisa: 1) identificar a partir das discussões sobre narcisismo quais
características as redes sociais apresentam desse fenômeno na contemporaneidade; assim 2)
descrever de que modo o narcisismo contemporâneo contribui para a subjetividade de si para com
o outro; com o propósito de 3) discutir a construção imagética a partir do uso de filtros
embelezadores no Instagram. Para tanto, tivemos como observáveis e da pesquisa, influenciadoras
digitais de renome nacional que se encaixam nos recortes desta pesquisa. Dentro do marco teórico
discutimos o narcisismo a partir dos conceitos freudianos e lacanianos, além destes, também
usamos o Lasch para contextualizar a cultura do narcisismo em nossa sociedade contemporânea.
Na construção metodológica, propomos uma construção teórico-metodológica com a Análise de
Conteúdo, a partir de Bardin (2013). Como referenciais, destaca-se autores como: Freud (1914) –
Narcisismo; Lacan (1998) - Narcisismo, corpo e imagem; Lasch (1983) - Cultura do narcisismo;
Hall (2014; 2016; 2020) e Castells (2018; 2020) – identidades, Fausto (2005) - Midiatização, entre
outros. Foi constatado que o comportamento narcísico é um sintoma presente em nossa sociedade
na contemporaneidade e que o Instagram é um dos responsáveis por influenciar esse tipo de
comportamento entre seus usuários, já que estão constantemente expostos sob uma cultura
narcísica e da imagem.