O USO DO DATAMINING NA DESCOBERTA DE MARCAS IDENTITÁRIAS DO PIAUÍ: UM ESTUDO DE CASO DA REDE SOCIAL TWITTER
Data mining, identidade, twitter,
O armazenamento da informação é característica intrínseca ao ser humano. Desde as eras mais remotas o homem sempre pautou-se pela eminente necessidade de registrar dados. Entretanto, nos dias atuais, com a profusão da internet, essa quantidade de informações alcançou um crescimento exponencial. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo compreender como as técnicas de data mining podem ajudar na análise da identidade cultural do Piauí no Twitter. Para tanto, será realizada uma contextualização acerca da “sociedade na era do big data”, de forma especial nos cenários que tangenciam a orquestração de criação de dados a partir das redes sociais, além disso, será realizada uma incursão epistemológica acerca do tema, pontuando a aplicabilidade do data mining em meio a esses massivos volumes de dados e assim trazer à baila uma proposta transmetodológica, uma vez que, dentro do nosso entendimento, as métodos tradicionais de pesquisa em comunicação já não conseguem deslindar os questionamentos trazidos na analise de grande volumes de dados.