Discurso político e cultura pop: estratégias discursivas da editoria “Política Nacional” da revista Rolling Stone Brasil
Discurso Político, Cultura Pop, Comunicação, Análise do Discurso
No trabalho a ser desenvolvido pretendemos pesquisar como está caracterizada o discurso da editoria "Política Nacional" da revista Rolling Stone Brasil a respeito das eleições presidenciais brasileiras de 2010.A fim de ilustrar mais sobre as características da cobertura política de Rolling Stone Brasil, propõe-se a seleção de um corpus de pesquisa compreendendo todas as edições veiculadas no ano de 2010. Ao todo serão 12 edições que vão compor esta amostra a fim de entender como a revista, que aborda principalmente cultura pop, caracteriza seu enfoque sobre política nacional. Em busca da efetivação do projeto os referenciais teóricos aplicados são relacionados à Análise do Discurso. Como um estudo que aborda a mídia e a política, a proposta é voltada para abordar o discurso construído pela revista a respeito da política nacional e principalmente sobre os personagens desta cena. A aplicação de categorias como ideologia, campo e interdiscurso representa um caminho para buscar compreender como a revista constrói a realidade associada às eleições presidenciais brasileiras de 2010 diante de seu público. A fim de realizar a pesquisa são absorvidas as contribuições de autores como Zizek (1996), Thompson (1995), Jameson (1995), Sousa (2011), Fairclough (2008), Bourdieu (2004), Maingueneau (2008), Silva (2009), autores como Borelli (2010), Vizeu (2003), Neveu (2006), Charaudeau (2006).