Identidades culturais piauienses acionadas nos receptores midiáticos da propaganda eleitoral à prefeitura de Teresina/PI em 2012
Identidades; Mediação; Mídia, Propaganda Eleitoral; Recepção
Esta pesquisa em seu objetivo geral busca compreender o processo da produção de sentidos das identidades culturais piauienses acionadas nos receptores midiáticos a partir das interações dos eleitores/receptores com as propagandas eleitorais gratuitas televisivas (PEGTs) ofertadas no segundo turno das eleições do ano de 2012, compostas por uma série de discursos e propostas político-eleitorais partidárias com as quais o candidato quer ser identificado ou gerar identificação com o eleitor em sua opção de voto. Os aportes teóricos que a fundamentam fixam-se nas proposições dos Estudos Culturais, especialmente, na corrente latino-americana no sentido de entender o processo de recepção no campo da comunicação, as mediações presentes que influenciam o eleitor na sua opção de voto em determinado candidato, bem como as inter-relações entre mídia, identidades, cultura e política nas construções individuais e coletivas das novas paisagens da contemporaneidade, dentre as quais, as identidades culturais piauienses num ambiente globalizado demarcado pelo grande fluxo e alcance da mídia nos processos de integração e transformação social. Trata-se de uma pesquisa descritivo-qualitativa, cujos procedimentos metodológicos de investigação e análise utilizam o método de análise de conteúdo com suas técnicas e procedimentos referenciados em Bardin (1994) acrescida ainda de entrevistas semi-estruturavas e aplicação de questionários junto aos eleitores pesquisados.