O presente trabalho tem como objetivo geral compreender como acontecem as relações entre a construção das identidades dos jovens do campo e a mídia, por meio do uso de dispositivos móveis (smartphones). Para isso, tem como observáveis e participantes da pesquisa, jovens que se identificam como do campo ou jovens rurais. Dentre os critérios de seleção para os participantes, leva em consideração o fato de serem residentes ou oriundos de comunidades rurais, tendo como um dos pontos de vinculação entre si a passagem, como ainda estudantes ou egressos, por escolas familiares agrícolas, organizadas dentro da proposta político-pedagógica da Pedagogia da Alternância e atendendo somente a esse público. Dentro do marco teórico discute a construção social da categoria juventudes e as juventudes do campo, e a comunicação no âmbito dos vínculos e das identidades. Na construção metodológica, propõe um diálogo teórico-metodológico com a Análise de Discurso Crítica (ADC), a partir de Fairclough (2016). Como referenciais, destaca-se autores como: Groppo (2010; 2017) – juventudes; Carneiro (1997; 2008) e Castro (2005; 2012; 2013) – juventudes do campo; Hall (2014; 2016; 2020) e Castells (2018; 2020) – identidades; Sodré (2002; 2007; 2010) – comunicação.