Comunicação. Recepção. Mediações. Forró eletrônico. Jovens.
A música é uma manifestação social que representa sua época, cultura, usos e costumes de uma sociedade, que é cantada e contada por ela. O forró, como componente cultural nordestino, dança, festa e gênero musical, apresenta atributos de uma nordestinidade que se ressignifica desde a década de 1940, assim como as representações simbólicas da mulher cantadas por ele. Neste contexto, lançamos o olhar sobre o gênero feminino e sua corporeidade enunciada no forró eletrônico e objetivamos investigar o processo de construção de sentidos midiáticos entre consumidores/receptores jovens de forró eletrônico contemporâneo a partir das representações simbólicas da mulher, quando esses jovens interagem com as mensagens sugeridas nas bandas “Limão com Mel”, “Furacão do Forró” e “Garota Safada”. A investigação utilizará metodologicamente a Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), a Teoria das Mediações (Martín-Barbero, 2001) e o Modelo das Multimediações (Orozco Gómez, 2000) para analisar os conteúdos apresentados nas letras do forró eletrônico midiatizado referente à oferta de sentidos constituidores sobre o ser feminino, identificar os sentidos de construção do gênero feminino presentes nos produtos midiáticos (DVDs) de bandas de forró eletrônico, suas negociações na recepção e analisar as mediações intervenientes no processo de recepção midiática e produção de sentidos junto aos jovens escolares do Ensino Médio de escolas públicas da cidade de Teresina-PI.