BLOGS COMO ESTRATÉGIA DE REGIONALIZAÇÃO EM PORTAIS PIAUIENSES: ESTUDO DE CASO DO PORTAL 180 GRAUS
Blogosfera. Blogs. Blogs e jornalismo. Piauí – Jornalismo. Piauí – blogs.
No Estado do Piauí, cujo mercado de trabalho é tradicionalmente reduzido para os jornalistas, empiricamente, observa-se que em seus portais, os blogs tendem a ocupar o espaço da editoria de cidades e municípios. Talvez se trate de estratégia de regionalização dos meios de comunicação, uma vez que as cidades do interior, salvo raras exceções, possuem pouca visibilidade e quase nunca mantêm jornais diários ou semanais. Quer dizer, nos veículos localizados na capital, os blogs correspondentes atuam como recurso para as notícias alcançarem populações mais distantes. Parece haver substituição de jornalistas por blogueiros nos municípios brasileiros do Estado do Piauí. Ora, se os blogs pretendem atuar como meio de divulgação efetiva das notícias alusivas à vida das cidades, resta a pergunta-chave: De que forma os blogs estão cumprindo a missão de cobrir o interior do Estado? Trata-se de oportunidade para verificar de que forma a evolução dos blogs noticiosos acarreta novos valores e mudanças nos estatutos dos jornalistas profissionais. Para a consecução dos objetivos, lança-se mão de uma conjunção de técnicas metodológicas, com o intuito de aprofundar os itens propostos e pressupostos enunciados. Como decorrência, além da coleta de dados nos seis meses iniciais do ano de 2012, utilizam-se as técnicas de questionário e de entrevista. Ressaltando que tanto para as matérias coletadas como para as respostas obtidas por meio dos instrumentos de coleta, recorre-se à análise de conteúdo.