O presente trabalho tem por objetivo analisar o conteúdo publicado pelo jornal estudantil
Flâmula sobre a cultura escolar e a sociedade de Picos no período de 15 de março 1952 a 18
de janeiro de 1953, quando o periódico circulou. Criado pelo Grêmio Estudantil Da Costa e
Silva do Ginásio Estadual Picoense, em 1952, a redação do jornal definia o Flâmula como
estudantil, conforme consta no cabeçalho da publicação. Ele foi produzido por estudantes e
professores da primeira escola secundarista de Picos, e ainda contava com a participação de
colaboradores externos. Para tanto, foram utilizadas autores como Amaral (2013); Nolasco
(2015); Machado e Martineli (2021) e Lopes (2016); que definem o que é imprensa estudantil
e imprensa escolar, bem como abordam a história dos jornais criados nas escolas e como eles
funcionavam. A metodologia é a Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin (2001), e o
corpus da pesquisa é formado pelas edições disponíveis do Flâmula, que ao todo somam 13
edições, na qual serão analisados os conteúdos que tratam sobre educação, a cultura escolar e
a imprensa estudantil do período. Através da análise de conteúdo, pretende-se analisar como
os redatores do jornal Flâmula construíam a sua visão de mundo sobre a cultura escolar do
Ginásio Estadual Picoense e a sociedade nos anos de 1952 a 1953. Mesmo produzido por
estudantes em parceria com professores e colabores externos ao Ginásio Estadual Picoense, o
Flâmula não se detinha exclusivamente em temas relacionados a educação, o que permite
verificar que o mesmo abordava opiniões sobre temas diversos e reproduzia notícias sobre
fatos verificados em Picos.