A regionalização midiática tem sido um caminho buscado por empresas do setor de
comunicação para se adaptar às preferências e necessidades locais do público,
estabelecer uma conexão mais íntima e envolvente com essa audiência, além de ser uma
estratégia mercadológica por atraiar anunciantes e verbas publicitárias. Diante disso, esta dissertação tem como objetivo compreender como as narrativas, temáticas e personagens retratados nos vídeos do Instagram da TV Cidade Verde auxiliam no processo de regionalização midiática da referida emissora televisiva? A metodologia adotada baseia-se em revisão bibliográfica para compreender o contexto teórico sobre as temáticas abordadas e fundamentar a pesquisa em bases teóricas sólidas, estudo de caso para oferecer uma perspectiva concreta e contextualizada acerca das iniciativas em formato vídeo do Instagram da Tv Cidade Verde, assim como análise de conteúdo para interpretar o conteúdo das mídias e identificar padroões, temas e tendências, permitindo uma compreensão dos contextos comunicativos. Como objetivos específicos tem-se: (1) estabelecer relação entre os conteúdos dos vídeos veículos no Instagram da TV Cidade Verde e processo de regionalização midiática da referida emissora televisiva; (2) identificar os critérios de noticiabilidade dos vídeos em formato de Reels no Instagram da TV Cidade Verde; (3) verificar aspectos como temáticas, fontes e atores sociais enfocados, nos vídeos do Instagram da TV Cidade Verde e (4) destacar características que fazem do audiovisual importante conteúdo de engajamento nas RDS da TV Cidade Verde. Para concretização dos objetivos, opta-se por um estudo quanto-qualitativo, com pesquisa exploratória e descritiva. Centrando-se em um estudo de caso, utiliza-se a análise de conteúdo para a investigação dos vídeos Reels postamos no perfil jornalístico da TV Cidade Verde, no período de agosto de 2022 a agosto de 2023. Com a presente pesquisa, busca-se contribuir para uma visão mais completa das influências exercidas por essas novas plataformas na vida cotidiana das pessoas, permitindo insights significativos sobre a evolução da comunicação e seus efeitos na sociedade contemporânea.