AS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS NA EDITORIA "POLÍTICA NACIONAL" DA REVISTA ROLLING STONE BRASIL: A cobertura das eleições presidenciais de 2010 no Brasil
Discurso Político. Cultura Pop. Comunicação. Análise de Discurso Crítica.
Esta pesquisa analisa os discursos na editoria "Política Nacional" da revista Rolling Stone Brasil a respeito das eleições presidenciais brasileiras de 2010. O corpus é composto por seis edições da revista, veiculadas no segundo semestre do referido ano. Tenta-se compreender como os discursos da revista abordam as eleições daquele ano em relação aos candidatos, as tendências políticas e o processo eleitoral em si. Adota-se o referencial teórico da Análise de Discurso Crítica como modo de observar criticamente os sentidos produzidos pela revista ao tratar da cena política brasileira. Para isso, recorre-se a categorias analíticas como avaliação, ideologia e luta hegemônica. Adotam-se também as categorias campo e cultura pop a fim de esclarecer como a revista constrói a realidade no contexto daquelas eleições presidenciais brasileiras. Discute-se ainda, a organização da narrativa jornalística como parte fundamental para concepção da reportagem e como está estruturado o jornalismo de revista no Brasil. Para a realização da pesquisa são absorvidas as contribuições de diversos autores como Zizek (1996), Thompson (1995), Jameson (1995), Sousa (2011), Fairclough (2008), Bourdieu (2004), Maingueneau (2008), Silva (2009), Borelli (2010), Vizeu (2003), Neveu (2006), Veron (2004), Ramalho e Resende (2011) dentre outros.