Convergência na mídia piauiense: estudo comparativo das práticas dos grupos Meio Norte e O Dia, Teresina, Piauí
Convergência; Jornalismo; Meio Norte; O Dia
Analisam-se as práticas de convergência dos grupos de comunicação Meio Norte e O Dia, sediados em Teresina, Piauí. A finalidade é investigar os aspectos da convergência midiática nos veículos impresso e online – Jornal Meio Norte e Portal MeioNorte.com e Jornal O Dia e Portal ODia.com, dos referidos grupos. De forma mais específica, a pesquisa tem como objetivos: buscar a visão das empresas sobre o fenômeno da convergência midiática e os benefícios por ela gerados; analisar de que forma os recursos humanos e tecnológicos possibilitam as práticas de convergência e como os conteúdos jornalísticos publicados nos suportes impresso e online refletem os aspectos da convergência nos grupos. Para atingir tais objetivos, recorre-se a referencial teórico que, a princípio, aborda a globalização da mídia com o contexto histórico em que a convergência emerge a partir do desenvolvimento de tecnologias digitais e da internet. Após discussão sobre globalização, avaliam-se os aspectos teóricos e conceituais da convergência, panorama das redações, impactos e consequências nas empresas de mídias. Quanto à definição dos procedimentos metodológicos, a pesquisa é descritiva e quali-quantitativa, por causa do uso de técnicas e instrumentos de análise de dados interpretativa/ subjetiva/ qualitativa e objetiva/ quantitativa. Para realização do estudo, utiliza-se, como técnica de análise de dados, a análise de conteúdo. Os resultados apontam indícios de convergência nos veículos impresso e online dos grupos de comunicação no tocante a sua forma de organização empresarial, embora a produção de conteúdo não seja convergente, talvez, por falta de projeto específico de convergência, treinamentos para os profissionais e, sobretudo, pela ausência de coordenação editorial voltada para este fim. Como consequência, em geral, o material jornalístico produzido para o suporte impresso é transposto para o online, e vice-versa, sem nenhuma adaptação quanto às linguagens, formatos e limitações de cada suporte, por exemplo.