Sentidos de identificação produzidos pelo público jovem de Teresina a partir do discurso do esporte espetacular sobre Neymar
Identificação. Recepção. Discurso. Mídia. Neymar.
As antigas estruturas identitárias, que estabilizavam o mundo social, se enfraqueceram, caracterizando uma crise de identidade em um momento calcado no individualismo, nas estéticas da moda, nos enredos sedutores e na consagração do sucesso profissional, estereotipadas através dos meios de comunicação. O discurso midiático, enquanto produtor de sentidos, também se tornou mediador na sociedade de consumo e ajuda a construir, desconstruir e moldar identidades e gerar noções de pertencimento. Nesse sentido, o esporte espetáculo apresenta-se como um produto global, consumido e elaborado dentro dos padrões capitalistas, que por meio de uma eleição pautada nos índices de audiência e nas cifras do mercado futebolístico/midiático constrói pessoas admiráveis, personagens que devem extrapolar o âmbito esportivo, coabitando as demais áreas do entretenimento, da publicidade, e principalmente do viver cotidiano. No atual momento, o atleta que se insere/apresenta como uma personagem constante na narrativa dos meios de comunicação capaz de ofertar elementos e sentidos de representação simbólica acerca das identidades individuais e culturais desencadeadores de constructos comportamentais, ideológicos e imagéticos na audiência de jovens brasileiros é o jogador de futebol Neymar dos Santos Júnior. O objetivo geral desta pesquisa consiste em investigar o processo de identificação de jovens teresinenses com o jogador Neymar, considerando os sentidos ofertados pelo programa Esporte Espetacular (EE) em suas estratégias de enunciação. Para alcançar tal intento, serão realizados grupos focais acerca da construção da identidade nesse grupo etário e o modo de apropriação do discurso midiático sobre Neymar. Os dados colhidos serão vistos sob a ótica da análise de discurso.