Fragmentos de uma História: indícios do desenvolvimento do Jornalismo Empresarial e Patronal no Piauí
Jornalismo Empresarial. História. Operação Historiográfica. Empresas.Piauí.
A presente dissertação busca contribuir para diminuir uma lacuna histórica sobre o surgimento e o estabelecimento do Jornalismo Empresarial e Patronal no Piauí, além de relatar os caminhos percorridos pelas organizações rumo ao fortalecimento de sua relação com a mídia local. Para tanto, foram escolhidas empresas piauienses ou que atuam no Estado como objetos de pesquisa, levando em conta o seu tempo de atuação no mercado, bem como a predisposição para investir no âmbito da Comunicação. No que se refere ao processo metodológico, nos inspiramos na visão de teóricos da História sem, contudo, abandonarmos nosso lugar social de produção científica, que é a Comunicação. Para tanto, encontramos aporte em Paul Veyne (2008), que similar ao que ocorre no Jornalismo, defende que toda história a ser contata deve partir de uma narrativa verídica; além de Michel de Certeau (2011), do qual faremos uso de suas ideias sobre a operação historiográfica, que servirá de metodologia para esta dissertação. Partindo da utilização da operação historiográfica, a pesquisa vai se concretizar de uma forma descritiva em relação a um tema sobre o qual se tem pouco conhecimento. Diante de tal perspectiva, temos em mente que a história é lacunar e parcial, sendo que o processo discursivo construído na presente dissertação não abarca a totalidade dos processos que nortearam o estabelecimento do Jornalismo Empresarial e Patronal no Piauí. É válido ressaltar que foram levadas em conta as distâncias existentes entre a prática do jornalista e a feita pelo historiador, tendo em vista que o processo de construção histórica deste trabalho é fruto da ótica comunicacional inerente à pesquisadora, que tem como base a formação jornalística.