RESUMO:
Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de neurodesenvolvimento, que pode causa um maior risco de desenvolver problemas bucais, intervenções de orientação pode ter efeito positivo na qualidade de vida desses indivíduos. Objetivo: Avaliar o impacto da orientação utilizando tecnologia de informação e comunicação (TIC), na qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) de crianças e adolescentes com TEA por meio da percepção dos cuidadores. Métodos: Este foi um estudo caso controle, em que participaram cuidadores e as crianças e adolescentes com TEA, na faixa etária de 6 a 14 anos de idade frequentando as escolas da rede municipal que possuíam salas de Atendimento Educacional Especializado, em Teresina, Brasil. Os cuidadores foram alocados em dois grupos: grupo caso (que recebeu orientações convencionais presenciais e também via vídeo) e grupo controle (que recebeu orientações convencionais presenciais). Os grupos responderam um questionário de QVRSB (Parental- CaregiverPerceptionsQuestionnaire -P-CPQ, versão brasileira curta e validada), antes e três meses após as orientações de saúde bucal. O exame clínico foi realizado utilizando os seguintes índices: experiência de cárie (ceo-d/CPO-D), índice de higiene oral simplificado (IHO-S), calculo dentário, e sangramento gengival. Realizou-se análise de testes de tendência de normalidade: Kolmogorov-Smirnov e Levene, com valor de p<0,05. Na análise bivariada foram aplicados os testes Qui-quadrado de McNemar e Wilcoxon, e múltiplas pela Regressão de Poisson com variância robusta no método stepwise. Resultados: Participaram da pesquisa 90 indivíduos e seus respectivos cuidadores. A mediana da QVRSB diminuiu após 3 meses de orientação da saúde bucal utilizando tecnologia de informação e comunicação no domínio limitação funcional (p=0,005) e no escore total do instrumento (p=0,006). Conclusão: De acordo com a percepção dos cuidadores, a modelagem por vídeo causou impacto positivo na QVRSB de crianças e adolescentes com TEA, portanto, a QVRSB melhorou após à aplicação.
|
ABSTRACT
Introduction:Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmentalcondition, whichcan cause a greaterriskofdeveloping oral problems, guidanceinterventionscanhave a positive effectonthequalityoflifeoftheseindividuals. Objective:Toevaluatetheimpactofguidanceusinginformationand communication technology (ICT) onthequalityofliferelatedto oral health (QHRSB) ofchildrenandadolescentswith ASD throughtheperceptionofcaregivers. Methods: Thiswas a case-controlstudy, in whichcaregiversandchildrenandadolescentswith ASD participated, aged 6 to 14 yearsold, attending municipal schoolsthathadSpecializedEducationalAssistancerooms, in Teresina, Brazil, participated. Caregiverswereallocatedintotwogroups: casegroup (whichreceivedconventional face-to-face guidanceandalso via video) andcontrolgroup (whichreceivedconventional face-to-face guidance). The groupsanswered a QVRSB questionnaire (Parental-CaregiverPerceptionsQuestionnaire -P-CPQ, short andvalidatedBrazilianversion), beforeandthreemonthsafterthe oral healthorientations. Clinicalexaminationwasperformedusingthefollowingindices: caries experience (dmft-d/DMF-D), simplified oral hygiene index (IHO-S), dental calculus, andgingivalbleeding. Analysisofnormalitytrendtestswascarried out: Kolmogorov-SmirnovandLevene, with p value<0.05. In thebivariateanalysis, McNemar'sandWilcoxon's chi-squaretestswereapplied, andmultipletestsby Poisson Regressionwithrobustvariance in thestepwisemethod. Results: 90 individualsandtheircaregiversparticipated in theresearch. The medianof QHRSB decreasedafter 3 monthsof oral healthguidanceusinginformationand communication technology in thefunctionallimitationdomain (p=0.005) and in theinstrument's total score (p=0.006). Conclusion:Accordingtothecaregivers' perception, videomodelinghad a positive impactonthe QVRSB ofchildrenandadolescentswith ASD, therefore, the QVRSB improvedaftertheapplication.
Keywords: Autismspectrumdisorder. Oral health. Video-audio media. Qualityoflife.
|