DEFICIÊNCIA É DEFINIDA COMO UMA CONDIÇÃO DE SAÚDE MULTIDIMENSIONAL ASSOCIADA À PERDA OU ANORMALIDADE DE UMA ESTRUTURA, FUNÇÃO PSICOLÓGICA, FISIOLÓGICA OU ANATÔMICA. PELAS LIMITAÇÕES DO AUTOCUIDADO PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DESENVOLVEM MORBIDADES QUE AFETAM A SAÚDE BUCAL. A SAÚDE BUCAL É PARTE DA SAÚDE GERAL FAZENDO-SE ESSENCIAL PARA A QUALIDADE DE VIDA DOS INDIVÍDUOS. ASSIM, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO AVALIAR O IMPACTO DE UMA ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA A SAÚDE BUCAL (QVRSB) DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL. ESTE É UM ESTUDO OBSERVACIONAL LONGITUDINAL PROSPECTIVO. OS DADOS SERÃO COLETADOS EM DUAS ETAPAS. A PRIMEIRA ETAPA CONSISTIRÁ NO PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICO-DEMOGRÁFICO E UM QUESTIONÁRIO DE QVRSB. APÓS A APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS, OS PARTICIPANTES RECEBERÃO UMA ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL ATRAVÉS DE CONTEÚDO VIA MULTIMÍDIA QUE DARÁ INSTRUÇÕES DE SAÚDE BUCAL, CUJA FREQUÊNCIA E CONTEÚDO DEPENDERÃO DA QUEIXA OU NECESSIDADE DO PARTICIPANTE, COM ISSO, CAPACITANDO UM CUIDADO EM SAÚDE BUCAL PARA O PARTICIPANTE. O SEGUNDO CONTATO COM OS PARTICIPANTES SERÁ APÓS TRÊS MESES DA ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE, UMA NOVA COLETA DE DADOS É REALIZADA POSTERIORMENTE SERÁ ANALISADO A DIFERENÇA MÍNIMA OBSERVADA, QUE É A COMPARAÇÃO DAS DUAS COLETAS DE DADOS. POSTERIORMENTE, SERÁ REALIZADO ANÁLISE ESTATÍSTICA DESCRITIVA DOS DADOS, TESTES PARA VERIFICAR A ASSOCIAÇÃO ENTRE VARIÁVEIS E ANALISE BIVARIADAS E MULTIVARIADAS, TODAS COM NÍVEL DE SIGNIFICÂNCIA SERÁ FIXADO EM 5%