Banca de DEFESA: IRENE NUNES LUSTOSA MENDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IRENE NUNES LUSTOSA MENDES
DATA: 28/06/2024
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO: Bonificação na Educação Municipal de Teresina (PI): uma Análise a Partir do Programa de Valorização do Mérito
PALAVRAS-CHAVES: Política educacional. Política de bonificação. Mérito. Professores. Diretores
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO:

O presente estudo intitulado “Bonificação na educação municipal de Teresina (Pi): uma análise a partir do  Programa de Valorização do Mérito” problematiza a utilização de políticas de bonificação no contexto da Rede Pública Municipal de Ensino de Teresina-Pi, ao eleger como foco de análise o Programa de Valorização do Mérito no âmbito do Ensino Fundamental regular, política meritocrática implantada em 2013, por meio da qual foi estabelecido o pagamento de bônus em dinheiro para os profissionais do magistério, em função dos resultados do Ideb. Com uma abordagem quanti-qualitativa, o estudo, de caráter exploratório, foi conduzindo a partir da seguinte questão norteadora: Como professores e diretores avaliam a política de bonificação adotada nas escolas municipais de Teresina por meio do Programa de Valorização do Mérito? De modo geral, procurou-se analisar a avaliação que professores e diretores fazem da fazem da política de adotada nas escolas municipais por meio do Programa de Valorização do Mérito. Especificamente, buscou-se: a) caracterizar as políticas de bonificação implantadas na Rede Pública Municipal de Ensino de Teresina; b) conhecer a avaliação de professores e diretores sobre a política de bônus instituída por meio do Programa de Valorização do Mérito; c) verificar as repercussões do Programa de Valorização do Mérito na rotina da escola, a partir da perspectiva de professores e diretores; d) identificar aproximações e distanciamentos entre o que propõe o Programa de Valorização do Mérito e o que é revelado pela avaliação dos sujeitos entrevistados. Para tanto, procedeu-se com revisão bibliográfica que tomou por referências os estudos de Brooke (2006; 2008; 2013), Sousa e Oliveira (2010); Barbosa (2011); Alcântara (2022) e Cardoso e Melo (2022), dentre outros. Ainda nessa etapa da pesquisa, realizou-se revisão de escopo, elaborada em conformidade com as diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR), onde se utilizou o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Ensino Superior (CAPES) para acessar as seguintes as bases de dados: Scielo, Web of Science e ERIC. De forma complementar, também foi realizada uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Na sequência, procedeu-se com pesquisa documental visando acessar e analisar os documentos oficiais que tratam sobre a política educacional da Rede Pública Municipal de Ensino de Teresina, em especial aqueles relacionados às políticas de bonificação adotadas. Visando dar sequência ao estudo, realizou-se também pesquisa de campo que contou com a participação de 116 professores e 49 diretores, todos pertencentes ao quadro efetivo da rede municipal de Teresina e com atuação no Ensino Fundamental. Como instrumentos de coleta dos dados foram utilizados o questionário e a entrevista. Os dados obtidos por meio do questionário foram tabulados e analisados estatisticamente, já os dados obtidos por meio da entrevista foram submetidos à análise de conteúdo, conforme Bardin (2016). Constatou-se, como já evidenciado em outros estudos que tratam sobre a utilização da bonificação no contexto educacional, que não há consenso quanto a utilização de políticas que associam o pagamento de bônus aos profissionais do magistério com base no desempenho dos alunos. Por outro lado, a análise empírica indicou que a maioria dos professores e diretores concorda, ainda que parcialmente, com a política de bônus implementada através do Programa de Valorização do Mérito.

l.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 1750222 - LUISA XAVIER DE OLIVEIRA
Interno - 2534413 - MARLI CLEMENTINO GONCALVES
Interno - 1287708 - ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ
Externo à Instituição - WAGNER SILVEIRA REZENDE - UFJF
Externo à Instituição - WAGNER BANDEIRA ANDRIOLA - UFC
Externo à Instituição - LUCINEIDE BARROS MEDEIROS - UESPI
Notícia cadastrada em: 23/05/2024 20:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb07.ufpi.br.instancia1 28/06/2024 16:19