Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA RAQUEL BARROS LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA RAQUEL BARROS LIMA
DATA: 07/06/2024
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO: O PLANO DE FORMAÇÃO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO CONTEXTO DA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia da Alternância. Plano de Formação. Políticas neoliberais. BNCC.
ÁREA: Educação

A educação na sociedade capitalista é atravessada por políticas neoliberais que condicionam a preparação dos sujeitos para responder as demandas do mercado. Como projeto contra-hegemônico, a Pedagogia da Alternância mobiliza processos de formação dos camponeses com vistas a transformação social. O Plano de Formação responsável pela organização da proposta curricular das Escolas Família Agrícolas (EFAS), possibilita a inserção da realidade dos alternantes no ambiente escolar a fim de problematizar e fomentar expectativas de intervenção qualitativa no meio sócio-profissional. No entanto, a partir da promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para o Ensino Médio, em 2017, a proposta pedagógica e curricular das EFAs passou a sofrer transformações significativas, com redução na carga horárias de algumas disciplinas e a supressão de determinados componentes curriculares. A centralidade da formação dos sujeitos na BNCC é através da pedagogia das competências cujas habilidades se encontram previamente prescritas e pré-organizadas. Em virtude disso, há indícios de que a implementação da BNCC promova mudanças na forma que o Plano de Formação dinamiza os processos educativos nas EFAs. Por essa óptica, essa pesquisa se debruça sobre as possíveis implicações decorrentes desse encontro entre Plano de Formação e as normas e diretrizes operacionais que é a BNCC no interior das EFAs. A inquietação no Movimento da EFAs piauienses acerca dessa realidade desencadeou a seguinte questão problematizadora nesse trabalho: Em que medida as diretrizes políticas e operacionais que a BNCC propõe às EFAs, impacta nos princípios e orientações do Plano de Formação da Pedagogia da Alternância? O lócus da pesquisa foi a Escola Família Agrícola Santa Ângela -EFASA, situada no município de Pedro II. O processo de investigação foi desenvolvido com base no Materialismo Histórico Dialético. Com relação ao referencial teórico metodológico, nos apoiamos nas contribuições da Investigação Ação Participante (IAP), tendo como base teórica Freire (1986, 2017) e Fals Borda (1991). Com base nisso, foram realizados 04 Círculos dialógicos presenciais com educadores/as da EFASA. Os debates e aprofundamentos durante dos Círculos dialógicos visibilizaram os impactos que o Plano de Formação da Pedagogia da Alternância vem sofrendo no cenário de convivência com as diretrizes da BNCC, inclusive perspectivando riscos para manutenção da natureza educativa das EFAs e de sua pedagogia.

Presidente - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA
Externo à Instituição - LUDMILA OLIVEIRA HOLANDA CAVALCANTE - UEFS
Interno - 2571057 - MARIA ESCOLASTICA DE MOURA SANTOS
Interno - 2534413 - MARLI CLEMENTINO GONCALVES