Banca de DEFESA: DEJANE SOTERO SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEJANE SOTERO SOUSA
DATA: 29/05/2024
LOCAL: Sala de Defesa do PPGED
TÍTULO: O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 13.415/2017: condições objetivas e subjetivas da formação e preparação para o trabalho na crise estrutural do capital
PALAVRAS-CHAVES: Ensino médio integrado; Educação profissional; Lei n. 13.415/17; Reforma do ensino médio; Condições objetivas e subjetivas.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação

A presente pesquisa investiga o ensino médio integrado à educação profissional no contexto da implementação da reforma do ensino médio sob a Lei n. 13.415/17. Para isso, toma-se como referencial teórico autores clássicos e contemporâneos como Marx (1982, 2017, 2021), Mészáros (2008, 2006, 2011, 2014), Lúkacs (2018), Santos e Amorim (2021), Santos (2019, 2017), no estudo dos aportes legais referentes à reforma do ensino médio. Em particular, serão utilizadas também as contribuições teóricas de Kuenzer (2017, 2020) e Moura (2013, 2014) acerca do ensino médio integrado à educação profissional, dentre outros. A investigação partiu de uma análise ontológica sobre as relações entre o complexo da educação e o complexo do trabalho, investigando as determinações dos movimentos do nosso objeto de estudo. Logo, temos como objetivo geral compreender as condições objetivas e subjetivas de formação e preparação para o trabalho no ensino médio integrado à educação profissional no contexto da implementação da Lei 13.415/17 em meio à crise estrutural do capital. Como objetivos específicos elencamos: Descrever a configuração do ensino médio integrado à educação profissional a partir da implementação da Lei 13.415/17; Historicizar os nexos entre a crise estrutural do capital e a reforma do ensino médio; Identificar as determinações entre os fins normativos do ensino médio integrado à educação profissional e as condições objetivas e subjetivas de formação e preparação para o trabalho; Analisar a constituição das condições objetivas e subjetivas da formação e preparação para o trabalho no ensino médio integrado à educação profissional.  Em busca de atingir tais objetivos, optou-se pela realização da pesquisa de caráter bibliográfico e documental a partir dos fundamentos teórico-metodológicos do Materialismo Histórico-Dialético, bem como a realização da pesquisa de campo através de grupos focais com estudantes inseridos no ensino médio integrado à educação profissional no contexto na implementação da Lei 13.415/17. Como resultados alcançados evidenciou-se que a reforma contém elementos de aproximação com as políticas de estado da educação profissionalizante de caráter flexibilizado, ao normatizar uma organização da matriz curricular fragilizada e superficial. A reforma refina a dualidade educacional existente, reforçando a dicotomia entre educação propedêutica e profissional na sociedade de classes, ao fortalecer o caráter utilitarista da formação escolar flexibilizada como resposta às necessidades do capital. Assim, as condições objetivas e subjetivas de formação e preparação para o trabalho desses estudantes são impactadas diretamente pelos ditames normativos curriculares atuais, no contexto socioeconômico de crise. Ao mesmo tempo, em um movimento dialético das condições objetivas e subjetivas, os estudantes buscam o ingresso na universidade pública após o ensino médio integrado, pensando na formação e preparação para o trabalho para além da precarização subserviente do trabalhador, mesmo reconhecendo o real concreto enquanto momento predominantemente desafiador aos que sobrevivem do próprio labor.

Presidente - 2571057 - MARIA ESCOLASTICA DE MOURA SANTOS
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Externo à Instituição - DOMINGOS LEITE LIMA FILHO - UTFPR