Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO DE PAULA SANTOS DE ARAUJO JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO DE PAULA SANTOS DE ARAUJO JUNIOR
DATA: 05/07/2024
LOCAL: SALA DE DEFESA - PPGED
TÍTULO: INDÍCIOS DA APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS POR LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO DE EXPERIMENTO DIDÁTICO-FORMATIVO MEDIADOS PELA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO
PALAVRAS-CHAVES: teorias histórico-críticas; apropriação de conceitos matemáticos; experimento didático-formativo; atividade orientadora de ensino.
ÁREA: Educação

Ao desenvolver a sua atividade pedagógica, o professor de matemática precisa ter clareza do papel e da função social dessa ciência, bem como da significação dos objetivos estabelecidos.  Nesse sentido, o professor deve tomar consciência e refletir sobre o que pretende e que conceitos matemáticos seus alunos devem se apropriar para o seu desenvolvimento pois, dependendo dos objetivos e conceitos, estará formando tanto sujeitos transformadores, humanos e éticos ou, possivelmente, seres passivos, alienados, sem as condições de atuação de forma consciente e participativa na sociedade. A necessidade de desenvolver a presente tese de doutorado, de caráter explicativo, emergiu do seguinte problema de pesquisa: Tomando como base um Experimento Didático-Formativo, tendo como mediação a Atividade Orientadora de Ensino (AOE), quais as possibilidades de indícios da apropriação de conceitos matemáticos por licenciando do Programa de Residência Pedagógica (PRP)? Na busca por querer encontrar respostas ao problema explicitado, delineou-se como objetivo geral: investigar as possibilidades de indícios da apropriação de conceitos matemáticos por licenciandos do Programa de Residência Pedagógica (PRP), em um contexto de Experimento Didático-Formativo, tendo como mediação a AOE. E, como objetivos específicos: a) reconhecer as significações desenvolvidas por licenciandos do curso de matemática, participantes do PRP - Instituto Federal do Piauí (IFPI) - Campus Corrente (CACOR), sobre as ações realizadas pelo referido Programa; b) identificar as necessidades formativas de licenciandos do curso de   matemática, participantes do PRP, ao se considerar as linhas temáticas propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio: números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidades e estatística;  c) criar as condições para que os motivos e os objetivos da atividade de formação de licenciandos do curso de matemática, participantes do PRP possam ser compreendidos como “atividade”, tendo a AOE como mediadora da apropriação de conceitos matemáticos; d) identificar as significações produzidas pelos licenciandos de Matemática, participantes do PRP, diante das ações vivenciadas no Experimento Didático-Formativo. A perspectiva teórico-metodológica se fundamenta nas teorias histórico-críticas: Histórico-Cultural/Teoria da Atividade e Teoria do Ensino Desenvolvimental, no método Experimento Didático-formativo e na AOE, subsidiados pelos pressupostos do Materialismo Histórico Dialético. A hipótese aqui defendida é a de que ações de um Experimento Didático-Formativo na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, da Teoria da Atividade e da Teoria do Ensino Desenvolvimental, tendo como mediação a AOE, se apresentam como possibilidades de apropriação de conceitos matemáticos. Quanto aos procedimentos de análise de dados, se adotou o Método Genético Explicativo e a proposta da unidade de análise em Vigotski (2009, 2010), complementada pela ideia de episódios (Moura, 1992; Araújo, 2016), como possibilidade de apreensão do fenômeno/objeto em investigação: indícios da apropriação de conceitos matemáticos por licenciandos de Matemática em um contexto de Experimento Didático-Formativo mediados pela AOE. Especificamente sobre as técnicas e instrumentos de produção de dados têm-se: a sessão reflexiva (Ibiapina, 2008), a entrevista reflexiva (Batista; Ibiapina, 2016), o próprio Experimento Didático-Formativo e a observação colaborativa (Ibiapina, 2008). Os colaboradores/participantes da pesquisa são licenciandos do IFPI - CACOR, os quais são participantes do PRP.

Presidente - 3438829 - NEUTON ALVES DE ARAUJO
Interno - 1714610 - MARIA DO SOCORRO BORGES DA SILVA
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO