Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSILDO LIMA PORTELA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSILDO LIMA PORTELA
DATA: 09/07/2024
LOCAL: Sala de defesa do PPGed
TÍTULO: EXPERIÊNCIAS FORMADORAS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA: EMPRESA JÚNIOR E A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO
PALAVRAS-CHAVES: Experiência formadora; Prática Educativa; Formação de Professores
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Resumo: A pesquisa objetiva analisar as implicações das práticas educativas desenvolvidas na Empresa Júnior como experiências formadoras no curso de Engenharia Elétrica. Especificamente, pretende: caracterizar as práticas educativas desenvolvidas na Empresa Júnior para explicitar suas dimensões teórico-metodológicas; identificar as características definidas para o perfil do egresso nas práticas educativas desenvolvidas na Empresa Júnior; descrever como os envolvidos nas práticas educativas se produzem como sujeitos da formação; e compreender como as práticas educativas contribuem para a formação do perfil do Engenheiro. Parte da compreensão que a prática educativa ocorre na concretização de ações educacionais, desenvolvidas para a formação do engenheiro oportunizadas, entre outros contextos, na Empresa Júnior, cuja metodologia focaliza aprendizagem baseada em problemas, tendo como princípios o protagonismo do estudante, a colaboração e a ação-reflexão, e metodologias imersivas, cujos princípios são engajamento e experiência de aprendizagem e tecnologias imersivas, as utilizadas nas práticas educativas desenvolvidas na Empresa Júnior que buscam desenvolvimento de competência para a solução de problemas; o desenvolvimento do pensamento crítico; o acesso a informações para análise da situação e fundamentação das soluções; colaboração entre os pares; comunicação oral e escrita eficaz; o desenvolvimento da capacidade de agilidade e adaptabilidade dos estudantes; capacidade de liderança por influência; e de iniciativa e empreendedorismo. A investigação teve como norte o método (auto)biográfico para investigação do contexto da Empresa Júnior, abordagem qualitativa, compreendendo os processos formativos como resultante das interações no contexto investigado, que logrado em seus propósitos, tem efeito transformador na vida dos estudantes. A opção pelo método (auto)biográfico, se deve ao fato de o mesmo ter características investigativas que favorecem a articulação entre os conteúdos da formação e a prática profissional, por meio da reflexão dos participantes. Os dispositivos utilizados nesta pesquisa foram as narrativas produzidos nas oficinas de biografia educativa, nas entrevistas narrativas e no diário de pesquisa. No processo de análise, primeiramente houve a organização dos dados empíricos; depois a leitura exploratória, para identificação de temáticas, resultando na construção de unidades de análise temática/descritiva. Os procedimentos analíticos foram encaminhados a partir da elaboração do plano de análise e da análise propriamente dita. Foram obtidos como a primeira unidade temática: “Seu filho vai ser um engenheiro”, na qual apresentamos a análise de narrativas (auto)biográficas individuais a fim de identificar as características definidas para o perfil do egresso nas práticas educativas desenvolvidas na Empresa Júnior, subdividida em duas subunidades: Opção pelo Curso de Engenharia Elétrica e Upgrade da graduação: Empresa Júnior. Na segunda unidade temática de análise, analisamos as narrativas (auto)biográficos com o objetivo de caracterizar as práticas educativas desenvolvidas na EJ para explicitar suas dimensões teórico-metodológicas, com as seguintes subunidades: identificação do problema; dificuldades encontradas e as soluções apresentadas; Fundamentos teóricos e metodológicos utilizado na solução do problema; relação professor-estudante-conhecimento e estudante-estudante-conhecimento; e, avaliação das aprendizagens. Na terceira unidade temática de análise, focalizamos as narrativas (auto)biográficos objetivando descrever como os envolvidos nas práticas educativas da Empresa Júnior se produzem como sujeitos da formação e compreender como as práticas educativas contribuem para a formação do perfil do Engenheiro, e subunidades temáticas: envolvimento, responsabilidade e investimento da formação; práticas e as influências na formação; e, contribuição da EJ para sua formação. A opção pelo tema resultou de experiências vivenciadas junto a estudantes e professores inseridos no contexto da Empresa Júnior (EJ) do Curso de Engenharia Elétrica da UESPI (Lócus da pesquisa), bem como o que preconiza as CDNs próprias do curso para formação do perfil do egresso, visualizamos a oportunidade de estudar as práticas educativas desenvolvidas na EJ. Justifica-se, portanto, que a pesquisa em foco contribui para a produção do conhecimento sobre a prática educativa na formação do engenheiro, em uma pesquisaformação, contribuindo também para a formação dos sujeitos envolvidos.

MEMBROS DA BANCA:
Interno - 4174168 - MARIA DIVINA FERREIRA LIMA
Interno - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Externo à Instituição - LÉLIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES - UFMA
Externo à Instituição - GEORGYANNA ANDRÉA SILVA MORAIS - UEMA
Externo à Instituição - RAIMUNDO NONATO MOURA OLIVEIRA - UEMA
Notícia cadastrada em: 06/06/2024 07:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb07.ufpi.br.instancia1 28/06/2024 16:38