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Banca de QUALIFICAÇÃO: HAÊDE GOMES SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HAÊDE GOMES SILVA
DATA: 28/09/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de defesa do PPGED
TÍTULO:

FORMAÇÃO CONTINUADA E NARRATIVIDADE DOCENTE: A ESCOLA COMO ESPAÇO E TEMPO DE PRODUÇÃO DE SABERES E APRENDIZAGENS COMPARTILHADAS


PALAVRAS-CHAVES:

Formação continuada. Produção de saberes. Aprendizagens compartilhadas.

 


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO:

RESUMO

 

 

A formação dos profissionais da educação constitui-se atualmente um dos temas mais debatidos no campo das pesquisas desenvolvidas no cenário nacional e internacional. Nesse contexto formativo, destacam-se estudos voltados para a implementação de novas políticas de formação inicial e continuada que atendam às necessidades formativas desses profissionais em tempos e espaços diferenciados, que revelam uma nova configuração nos modelos vigentes dos cursos de formação continuada em que práticas docentes, participativas e reflexivas tem merecido expressivo destaque como resultado de mudanças significativas no fazer pedagógico, assim como na busca de compreensão de como o professor constrói seu conhecimento e sua identidade profissional. Diante dessa realidade o estudo questiona: em que aspectos a formação continuada de professores se constitui espaço de produção de saberes e aprendizagens compartilhadas no contexto da escola de ensino fundamental? Na busca de resposta a esta questão, a pesquisa propõe como objetivo geral: Investigar o processo de formação continuada de professores no contexto da escola de ensino fundamental enquanto espaço de produção de saberes docentes e aprendizagens compartilhadas, e como objetivo específicos: Caracterizar ações de formação continuada de professores demandadas pela escola de ensino fundamental dos anos iniciais; Descrever situações formativas que proporcionam aos professores a vivência de aprendizagens compartilhadas na escola de ensino fundamental; Analisar os saberes produzidos e reelaborados pelos professores a partir dos momentos de formação continuada na escola de ensino fundamental.   Dialoga, no campo teórico com Alarcão (2007); Imbernón (2006); Macedo (2001); Nóvoa (2001), dentre outros que vislumbram a escola como espaço possível de formação e aprendizagens compartilhadas. Para sua realização, adota como proposta metodológica a pesquisa qualitativa de abordagem narrativa, configurando-se como estudo de natureza descritiva e interpretativa, na perspectiva de compreensão contextual do fenômeno investigado. Tem como interlocutores 07 (sete) professores do ensino fundamental e 01 (uma) pedagoga, que por meio de narrativas de formação, via Cartas Pedagógicas e Entrevista Narrativa, efetivaram a produção de dados, que se encontram organizados em três tempos analíticos, que segundo orientação de Souza (2006) estão assim denominados e explicitados: Tempo Analítico I – Pré-Análise/Leitura Cruzada, no qual traça o perfil (auto) biográfico dos interlocutores; Tempo Analítico II/Leitura Temática: organização de unidades de análise descritiva, avalia e interpreta os dados e  auxilia no estabelecimento de unidades de análise temática descritivas organizados a partir dos relatos produzidos pelos interlocutores e Tempo Analítico III: Leitura Interpretativa-Compreensiva, integrando o agrupamento de elementos dos Tempos I e II, conforme citados, tendo em vista o desvelamento das singularidades implícitas e explicitas, possibilitando a compreensão do objeto de estudo, no caso, a escola como lócus de formação continuada e de aprendizagens compartilhadas.

                    


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo ao Programa - 6422028 - MARIA DA CONCEICAO SOUSA DE CARVALHO
Presidente - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo ao Programa - 2498002 - TERESINHA DE JESUS ARAUJO MAGALHAES NOGUEIRA
Notícia cadastrada em: 01/09/2015 16:51
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