ENTRE VERSOS E VIOLAS: história e memória do projeto cordel nas escolas (1990-2007)
Educação. História. Literatura de cordel
Neste estudo de natureza historiográfica investigamos a história e a memória do projeto cordel nas escolas (1990-2007). O objetivo geral é analisar a contribuição do projeto Cordel nas Escolas para o desenvolvimento da cultura cordelista no espaço escolar. E como objetivos específicos; 1) Identificar os motivos que levaram à idealização do Projeto Cordel nas Escolas; 2) Conhecer as expectativas geradas em torno do projeto pelos cordelistas colaboradores; 3) Descrever o projeto cordel nas escolas, desenvolvido na rede pública de ensino na cidade de Teresina; 4)Caracterizar a cultura cordelista no espaço escolar; 5)Traçar o perfil do aluno/autor dos cordéis. A nossa preocupação principal está ancorada no seguinte questionamento: Qual a contribuição do projeto Cordel nas Escolas para o desenvolvimento da cultura cordelista no espaço escolar? O aporte teórico da pesquisa está baseado em autores da Nova História Cultural como: Burke (1989); Le Goff (2001) e Chartier (1992 e 1989) em Memória com: Félix (1998); Halbwachs (1990), Bosi (1994);na História Oral: Alberti (2004), Delgado ( 2010), Freitas (2002) e Meihy(1998)na literaturaFerro (2010) e Queiroz (2008) e na Literatura de Cordel: Costa (2010), Galvão (2006), Luyten (2007), Megale (2003) entre outros. Quanto à metodologia os depoimentos serão o ponto central das análises, uma vez que utilizamos a história oral como método, maisespecificamente a história oral temática que diferente da história oral de vida interessa-se apenas por eventos específicos. As fontes utilizadas na pesquisa foram hemerográficas: jornais disponíveis no Arquivo Público de Teresina e orais: entrevistas com alunos e cordelistas que participaram do projeto cordel nas escolas e um vendendor de cordel. Os resultados da pesquisa demonstram que o projeto cordel nas escolas foi um importante aliado na revitalização da literatura oral além da possibilidade de ser incorporado na sala de aula como facilitador do processo de ensino/aprendizagem. Os motivos da idealização do projeto consistiram em aproximar a cultura cordelista do espaço escolar e manter viva a tradição cultural da literatura de cordel. Por fim, constatamos que a representação coletiva se faz presente no discurso dos alunos/autores dos folhetos.