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Banca de DEFESA: SILVIA MARIA OLIVEIRA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SILVIA MARIA OLIVEIRA DE SOUZA
DATA: 03/08/2016
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de defesa do PPGEd
TÍTULO:

Análise da implementação do Programa Mais Educação na Rede Pública Municipal de Ensino da Cidade de Aldeias Altas, estado do Maranhão


PALAVRAS-CHAVES:

Programa Mais Educação; Avaliação de Política; Educação Integral; Política Pública


PÁGINAS: 127
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Sistemas Educacionais
RESUMO:

Este trabalho apresenta a análise da implementação do Programa Mais Educação – PME na rede pública de ensino do município de Aldeias Altas, estado do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter qualitativo e quantitativo quede modo geral procurou analisar o contexto da implementação do Programa Mais Educação na rede pública municipal de ensino de Aldeias Altas - MA e especificamente buscou descrever o processo da implementação do Programa Mais Educação na rede pública municipal de ensino de Aldeias Altas-MA; conhecer as impressões dos sujeitos pesquisados quanto a proposta do Programa Mais Educação frente a melhoria da aprendizagem dos estudantes e confrontar a realidade prática do Programa Mais Educação no município de Aldeias Altas - MA com suas finalidades e objetivos expressos nos textos oficiais e orientadores. Como referencial metodológico o estudo adotou o modelo analítico do ciclo de política proposto por Stephen Ball, Richard Bowe e Jefferson Mainardes, por ser um referencial analítico que propicia a investigação dos processos pelos quais as políticas educacionais são formuladas e implementadas e por sua preocupação com as consequências das políticas em termos de justiça social. Para alcance dos objetivos propostos acerca da problemática estudada, adotamos no trabalho empírico instrumentos e técnicas como: a pesquisa bibliográfica e documental, a entrevista semiestruturada para captação das opiniões dos sujeitos investigados quanto a avaliação do Programa Mais Educação, o que eles tinham a dizer sobre o Programa enquanto política pública para melhoria da aprendizagem dos estudantes; a análise documental quanto aos diversos documentos referentes ao Programa e que contribuíram para esta pesquisa e sobretudo os seus textos oficiais e orientadores para conhecimento e análise de suas particularidades como os aspectos conceitos e legais, seus beneficiários, formuladores, financiamento, parceiros envolvidos, entre outras questões inerentes às políticas públicas e por fim o diário de campo como técnica de registros, no que se refere a comentários, reflexões, observações de fatos concretos, fenômenos sociais e experiências. Os sujeitos da pesquisa foram selecionados através de uma amostra não-probabilística do tipo por conveniência ou acidental que considerou 10 sujeitos da equipe gestora escolar, sendo 4 coordenadores e 6 diretores, mais 10 professores, 06 mães de alunos, totalizando um universo de 26 sujeitos. Após informações adquiridas e dados coletados seguiu-se com as análises e interpretações a partir da análise documental e análise de conteúdo e nesta última a análise categorial apoiando-se em Bardin (1977). O campo ou o locus desta pesquisa foi a rede pública municipal de ensino de Aldeias Altas, Estado do Maranhão, compreendida entre outras instituições, pelo seu universo de escolas onde tem implantado o Programa Mais Educação. A seleção ou escolha das escolas foi feita considerando um quantitativo de 06 escolas da rede onde tem implantado o Programa Mais Educação, sendo 05 da área urbana e 01 da área rural. Nos achados do estudo foi detectado que a implementação do Programa não vem acontecendo seguindo todas as orientações dos formuladores da política expressas nos documentos oficiais e orientadores do Programa e assim algumas limitações foram observadas como: o não atendimento pelo Programa de todos os alunos, o não atendimento de alunos com necessidades especiais, espaços físicos insuficientes e inadequados para o funcionamento das oficinas, grau de satisfação e insatisfação de alguns beneficiários e implementadores da política, entre outras observações.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1287708 - ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ
Externo ao Programa - 1167542 - GUIOMAR DE OLIVEIRA PASSOS
Externo ao Programa - 1587234 - LIVIA FERNANDA NERY DA SILVA
Notícia cadastrada em: 07/07/2016 15:28
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