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Banca de QUALIFICAÇÃO: ROZENILDA MARIA DE CASTRO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROZENILDA MARIA DE CASTRO SILVA
DATA: 22/12/2016
HORA: 15:00
LOCAL: PPGEDUFPI
TÍTULO: A prática educativa na Companhia de Aprendizes Marinheiros do Piauí 1874 a 1915
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação. Escola de Aprendizes Marinheiros do Piauí. Prática educativa. Cultura escolar. Cultura material escolar.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como se constituiu a prática educativa na Escola de Aprendizes Marinheiros do Piauí, no período de 1874 a 1915 e como objetivos específicos: analisar a estruturação do corpo formador dessa instituição ao longo do seu funcionamento; explicar a natureza da sua cultura escolar   e analisar   elementos   que constituíram   a  cultura  material escolar, procurando compreender o que eles revelam da   prática educativa formadora do marinheiro. O recorte temporal inicial, 1874, se justifica pelo início do funcionamento da Escola   e, o recorte temporal final, 1915,  pela  sua extinção definitiva  no Estado.  Por prática educativa é entendida  toda  a ação do corpo formador de marinheiro por meio do controle social para a regulação do  autocontrole dos menores  pela    modelação  da cultura escolar institucional.  Entendendo como corpo formador o conjunto dos funcionários  responsáveis pela formação elementar e profissional dos aprendizes, dentro da Escola de Aprendizes Marinheiros do Piauí,  a saber: o comandante, o professor, o capelão, o oficial, o mestre, o inferior, ou qualquer outra categoria responsável por essa formação. Trata-se de uma pesquisa de natureza histórica, situada na história cultural que adotou como procedimento metodológico a pesquisa documental e utilizou as seguintes fontes:  legislação,  relatórios  ministeriais,  relatórios dos comandantes da Escola,  jornais,   correspondências,  livro de socorro, livro de atas de exames,  livro de matrícula,  tarefas escolares e   fotografias, preservadas  no Arquivo Nacional, Biblioteca Nacional, Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha – DPHDM, Rio de Janeiro e  no Arquivo Público do Estado do Piauí: Casa Anísio Brito.  Para a análise teórica da pesquisa foram utilizados de Norbert Elias (1993; 2011) os conceitos   de configuração, controle social e autocontrole. O estudo adota uma concepção de cultura escolar   fundamentada   em   Dominique Juliá  (2001), cultura   material escolar em Souza (2007); trabalhando, ainda com as concepções Le   Goff   (1998), Catroga (2009), Faria Filho (2002), Barros (2004), Bastos (2005; 2006), Pesavento (2003), Cortez (2000),  Valdemarin (1994; 1998),  Castro; Castellanos (2013) dentre outros. A   hipótese da pesquisa   é que   no a formação dos aprendizes  marinheiros,   a pratica educativa da Escola de Aprendizes Marinheiros do Piauí evidenciou o autocontrole dos menores, ao tempo em que trabalhava o ensino  elementar e profissional. O estudo torna-se relevante por apresentar contribuições e preencher lacunas dentro da temática no campo da história da educação piauiense e brasileira. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo à Instituição - SAMUEL LUIS VELÁZQUEZ CASTELLANOS - UFMA
Externo à Instituição - CÉSAR AUGUSTO CASTRO - UFMA
Externo à Instituição - ALCEBIADES COSTA FILHO - UESPI
Notícia cadastrada em: 04/11/2016 08:30
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