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Banca de DEFESA: KATHIA RAQUEL PIAUILINO SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATHIA RAQUEL PIAUILINO SANTOS
DATA: 27/02/2013
HORA: 16:00
LOCAL: Sala da Defesa
TÍTULO:

CONFETOS PRODUZIDOS POR JOVENS ALUNOS DE UMA ESCOLA TÉCNICO-PROFISSIONALIZANTE SOBRE OS AFETOS NA ESCOLA: UMA PESQUISA SOCIOPOÉTICA



PALAVRAS-CHAVES:

Afetos na escola. Jovens. Escola Agrícola. Sociopoética


PÁGINAS: 195
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presença dos afetos na escola e o que pode o corpo na produção de conhecimentos representam o desafio e a tônica dessa pesquisa: um olhar para além do paradigma cartesiano instalado nas mais diversas modalidades de ensino, em específico nessa pesquisa, o ensino técnico. Dentro dessa concepção, este estudo tem como objetivo geral: analisar os “confetos” (conceito + afeto) produzidos sobre os afetos na escola pelos alunos dos cursos técnicos do Colégio Agrícola de Bom Jesus (CABJ)e como específicos: Identificar formas de pensar os afetos na escola; Identificar as problemáticas que atravessam os alunos em torno dos afetos na escola; Perceber o que potencializa os alunos diante das problemáticas em torno dos afetos na escola. Para a discussãodesta temáticaforam utilizados os estudos de Espinosa (2009), Merçon (2009), Gleiser (2005), Maturana (1991), Wallon (1975), dentre outros. Utilizou-se ainda Gauthier (1999), Petit (2002) e Adad (2011) no âmbito do método Sociopoético que compreende a produção de conhecimento com o corpo todo e em grupo, utilizando técnicas artísticas com grupos de resistência. A pesquisa de campo foi realizada no Colégio Agrícola de Bom Jesus (CABJ), formando um grupo-pesquisador misto de 09(nove) alunos, meninos e meninas, dos cursos técnicos de agropecuária, enfermagem e informática. As técnicas de produção de dados foram oTrajeto dos Afetos na Escola e as Esculturas dos Afetos na escola.A pesquisa teve como resultado a produção de “confetos” (conceito + afeto) heterogêneos sobre os afetos na escola sistematizados em duas linhas presentes no pensamento do grupo sobre o tema questão.A primeira linha:Problemas e potencialidades do convívio com os afetos na escola estão presentes nos seguintes confetos: afeto união, afetos pregos, corpo barco solidariedade e afeto panela solidariedade. A segunda linha: Problemáticas sobre os afetos que atravessam os alunos na escolaapresentamos seguintes confetos: afeto obstáculo compromisso, afeto tristeza na escola, afeto responsabilidade e afeto obstáculo compromisso preocupação.A pesquisa, portanto, permitiu uma aproximação com o pensamento do grupo por meio dos confetos produzidos e das respectivas problemáticas e potencialidades vivenciadas por estes jovens alunos na escola, encarando-os como sujeitos históricos e de direitos, produtores de saberes. Neste caso, o resultado deste trabalho poderá possibilitar aos discentes, educadores, entre outros profissionais que estejam envolvidos no processo ensino aprendizagem a superação de paradigmas e práticas pedagógicas que negam a existência dos afetos na escola e anulam o corpo no processo de construção de conhecimento.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1167589 - FRANCISCO DE OLIVEIRA BARROS JUNIOR
Interno - 1167670 - MARIA DO CARMO ALVES DO BOMFIM
Externo à Instituição - SANDRA HAYDÈE PETIT - UFC
Presidente - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD
Notícia cadastrada em: 19/02/2013 18:18
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