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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARTA SUSANY MOURA CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARTA SUSANY MOURA CARVALHO
DATA: 23/11/2017
HORA: 17:00
LOCAL: Sala de defesa PPGed
TÍTULO: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO PIAUIENSE EM FONTES LITERÁRIAS: DO PROFESSOR LEIGO À PROFESSORA NORMALISTA (1910 A 1930)
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: História da Educação. Memória. Literatura. Normalistas. Mestres Escola.
PÁGINAS: 67
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

RESUMO

 

 

A temática desta dissertação concentra-se em torno das práticas educativas dos professores leigos e normalistas do Estado do Piauí. O objetivo principal dessa investigação é analisar como os professores leigos e normalistas do Piauí desenvolviam suas práticas educativas, no período compreendido entre as décadas de 1910 a 1930 tomando a literatura como fonte de pesquisa. No que se refere à periodização, considera-se como recorte inicial o retorno do funcionamento da Escola Normal e a sua oficialização no ano de 1910, com a promulgação da Lei de n° 548 de 30 de março de 1910, no governo de Antonino Freire e como recorte final, a década de 1930, período de consolidação dos grupos escolares como uma nova organização do ensino primário no Estado. Este trabalho é de cunho historiográfico, e buscou firmar-se nos escritos literários, incluindo biografias e autobiografias. O estudo está embasado na orientação da Nova História Cultural, seguindo as orientações teóricas de autores como Burke (1992) e Le Goff (1990); além das teorias de memória de Félix (1998), Halbwachs (1990) e Souza (2000), por fim, buscou-se fundamentação teórica sobre as pesquisas envolvendo o campo da literatura, em autores como Lopes (2004), Lopes (2006), Souza (2012), Ferro (2010), Galvão e Lopes (2010), Queiroz (2015), entre outros. As obras literárias analisadas que serviram de fontes para essa pesquisa foram: autobiografias “Impressões e perspectivas (1985)” de Luiz Mendes Ribeiro Gonçalves e “Trechos do meu caminho (1897)” de Leônidas de Castro Melo; biografia de “Professor Felísmino Freitas: educação como missão e vocação (1895)“ produzida pelos seus familiares Maria Leonilia de Freitas, Francisco Newton Freitas e Francisco Antonio Freitas de Freitas; biografia de Francisco Moura, intitulada “Fortuna crítica (1933)” escrita por José Maria de A. Ramos; a biografia de “Miguel Guarani: mestre e violeiro (1910)”, escrita por seu filho, Francisco Miguel de Moura;  biografia “O. G. Rêgo de Carvalho – Fortuna crítica (1930)”, elaborada por Kenard Kruel; biografia de “Nilo Campelo de Matos (A história de um homem de bem), (1923)” produzida por José Bezerra Anchieta; autobiografia “O menino quase perdido (1933) de Francisco Miguel de Moura; a entrevista transformada no livro “Conversas com M. Paulo Nunes (1925), realizada por Teresinha Queiroz. Para construção do trabalho foi utilizada ainda o sentido de categorização presente na metodologia de análise de conteúdo de Bardin (1994). Com esse estudo é possível visualizar o processo histórico da formação do professor no Piauí a partir da atuação dos Professores leigos e normalistas que muito contribuíram para o processo de formação do ensino primário piauiense. Os resultados deste trabalho vêm somar para o enriquecimento da historiografia educacional do Piauí e servir de fonte de pesquisa para outros autores que se dediquem ao estudo dessa mesma temática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Externo ao Programa - 2222287 - CRISTIANE FEITOSA PINHEIRO
Externo ao Programa - 2498002 - TERESINHA DE JESUS ARAUJO MAGALHAES NOGUEIRA
Notícia cadastrada em: 01/11/2017 16:32
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