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Banca de DEFESA: ELAYNA MARIA SANTOS SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELAYNA MARIA SANTOS SOUSA
DATA: 17/02/2020
HORA: 08:00
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
TÍTULO: APROPRIAÇÃO E OBJETIVAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Apropriação e objetivação. Conteúdos escolares. Ensino Médio. Aprendizagem e desenvolvimento.
PÁGINAS: 182
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Este trabalho consiste no estudo acerca do fenômeno “Apropriação e objetivação dos conteúdos escolares no Ensino Médio”, tendo como objetivo primário analisar o processo apropriação-objetivação dos conteúdos escolares no Ensino Médio e objetivos secundários: 1) analisar significações produzidas pelo professor sobre a atividade pedagógica no Ensino Médio; 2) apreender situações de ensino-aprendizagem que evidenciam apropriação e objetivação dos conteúdos escolares pelos estudantes; 3) analisar significações produzidas pelos estudantes sobre os conteúdos escolares. Ressalta-se que a pesquisa é de natureza crítica, orientada pelos pressupostos teóricos e metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, que, por sua vez, fundamentam-se nas leis, princípios e categorias do Materialismo Histórico Dialético. Em função de tal método da investigação, optou-se por realizar pesquisa-formação como propõe Longarezi (2013), tendo em vista que este tipo de pesquisa instiga os interlocutores a refletirem criticamente sobre sua atividade em contexto de colaboração. O campo da pesquisa é uma escola filantrópica que atende crianças e adolescentes da periferia da cidade de Teresina-PI. Participaram da pesquisa como interlocutores 01 professor e uma turma de alunos da 1ª série do Ensino Médio da referida escola. Para produção das informações optou-se por instrumentos e procedimentos metodológicos coerentes com os objetivos propostos: questionário on-line, questionário descritivo, entrevista, observação participante. Os resultados alcançados com a pesquisa revelaram que a educação escolar favorece a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno quando possibilita a apropriação de qualidades humanas mais desenvolvidas, ou seja, quando esse aluno se apropria de conhecimentos que ampliam suas relações com o mundo, como assevera Vigotski (2018). A investigação também evidenciou que o modo como os alunos se apropriam dos conteúdos favorece esse desenvolvimento e que a objetivação destes pode ajudar os professores a encontrarem melhores alternativas metodológicas a serem desenvolvidas em sala de aula. As análises realizadas contribuíram para a compreensão de que determinadas práticas educativas, como a que foi vivenciada pelos (as) estudantes durante a pesquisa,  têm se constituído em encontros alegres que contribuem para que os estudantes se apropriem dos conteúdos mediados por motivos particulares impulsionadores da atividade de estudo, qualidade que potencializa os estudantes a objetivarem novas funções psicológicas. Esses resultados explicitam que a qualidade da atividade pedagógica cria as condições para a qualidade das objetivações dos estudantes. 

     


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Externo à Instituição - JÚLIO RIBEIRO SOARES - UERN
Externo à Instituição - Maria Eliza Mattosinho Bernardes - USP
Notícia cadastrada em: 05/02/2020 17:22
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