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Banca de DEFESA: ALISSON EMANUEL SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALISSON EMANUEL SILVA
DATA: 28/02/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Defesa
TÍTULO: A TEMÁTICA RACIAL EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO BRASIL: o caso do Piauí.
PALAVRAS-CHAVES: Racismo; Currículo; Formação de psicólogo; Instituições de Ensino Superior do Piauí.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO:

 

No Brasil, é notório que o crime de racismo, atravessa todas as instituições sociais, e, afeta psicologicamente, boa parte da sociedade. Diante dessa conjuntura, o psicólogo como profissional responsável pelo tratamento das desordens mentais assume papel importante, seja na perspectiva da prevenção de problemas, e/ou na promoção de saúde mental da população. Entretanto, estaria a/o psicóloga/o sendo “formada/o” para lidar com o racismo? Na tentativa de responder essa questão, voltamos para os documentos que orientam a formação desse profissional. Assim, esse estudo tem como objetivo investigar como a temática racial é formalmente tratada em alguns cursos de formação em psicologia em Instituições de Ensino Superior do estado do Piauí. Para viabilizar essa investigação, utilizamos a abordagem qualitativa do tipo exploratório-descritivo, empregando a análise de conteúdo dos elementos descritos nos ementários de alguns componentes curriculares e seus respectivos referenciais bibliográficos conforme as ideias de Moraes (2013) Seixas; Coelho lima; Silva; Yamamoto (2013) e Gil (1999). As fontes das informações foram também, os Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos (PPPC) de psicologia em 3 (três) Instituições de Ensino Superior (IES) do estado do Piauí. Para enviesar nossas discussões utilizamos autores que abordam os percursos históricos da psicologia como Schucman e Martins (2017); Masiero (2005); Mata e Santos, (2015); Espinha (2017). Também realizamos discussões o que tange as consequências psicológicas das relações raciais. Nesse sentido, nossas discussões giraram em tornos das concepções de Fanon (2008,); Nobles (2006), (2009); Akbar (2004) e Nascimento (2016). No contexto do currículo e formação dialogamos com Tadeu Silva (2016) e Dantas (2010). Os resultados encontrados demonstram que os documentos que norteiam o funcionamento desses cursos não apresentam uma proposta explícita de discutir a questão racial no processo formativo da/o psicóloga/o, mesmo que o racismo seja um crime, e o lócus dessa formação e provável atuação profissional, estejam em um estado em que mais de 70 % da população é composta por afrodescendentes.

 

 

Número de páginas: 150

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Externo à Instituição - LEONCIO FRANCISCO CAMOINO RODRIGUES LARRAÍN - UFPB
Externo à Instituição - RAMON LUÍS DE SANTANA - UEMA
Notícia cadastrada em: 20/02/2020 16:25
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