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Banca de DEFESA: FRANCISCA MARIA DA CUNHA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA MARIA DA CUNHA DE SOUSA
DATA: 29/02/2020
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de defesa
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO ÂMBITO DO PNAIC: UNIDADE TEORIA-PRÁTICA NA AUTORIA DOCENTE
PALAVRAS-CHAVES: Formação Continuada. Autoria Docente. Prática Docente alfabetizadora no PNAIC.
PÁGINAS: 215
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

Este estudo abriga no seu cerne discussões e considerações teórico-metodológicas voltadas para compreensão da formação continuada no âmbito do PNAIC e seus impactos na construção da autoria docente de professores alfabetizadores. Encontra-se vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPI) na Linha de Pesquisa Formação Docente e Prática Educativa. Tem como objeto de estudo a formação continuada de professores alfabetizadores no âmbito do PNAIC e a construção da autoria docente.Estabelece para tanto, o seguinte problema de pesquisa: Em quais aspectos a formação continuada do alfabetizador no âmbito do PNAIC favoreceu a construção da autoria docente? Para responder ao problema, define como objetivo geral do estudo: compreender em quais aspectos a formação continuada do alfabetizador no âmbito do PNAIC favoreceu a construção da autoria docente. No que concerne aos objetivos específicos, este se encontram assim definidos: identificar as concepções de formação e de formação continuada inerentes ao PNAIC; descrever como a formação continuada do PNAIC favorece aos professores alfabetizadores a construção da autoria docente; analisar as contribuições do PNAIC para a formação continuada de professores alfabetizadores na construção da autoria docente. Defende a Tese de que a formação continuada de alfabetizadores do PNAIC, consubstanciada na autoria docente, considerando o movimento da sala de aula e a conexão entre os saberes da formação e os saberes da experiência, pode situar o alfabetizador como autor de sua própria prática, ou seja, o assumir uma posição em relação ao saber e ao saber fazer no processo de alfabetização. No plano teórico apoia-se em apontamentos referentes à formação continuada de professores alfabetizadores no âmbito do PNAIC e a autoria docente, segundo formulações de autores, tais como: Brito (2006, 2007, 2011; 2017), García (1999), Garcia e Zaccur (2008), Nóvoa (1997; 2000; 2009), Pimenta (2009), Prado e Fernandes (2010); Tardif (2002) dentre outros. No contexto metodológico, está amparado nas orientações da Abordagem do Ciclo de Políticas e a Etnometodologia alicerçada nas formulações de Coulon (1995). Os dados da pesquisa foram produzidos a partir da observação participante e da entrevista narrativa, e analisados conforme a Análise do Discurso Crítica (MAGALHÃES et all, 2017; RESENDE; RAMALHO, 2017) no que diz respeito a compreensão do discurso no contexto social. A análise dos dados mostra que a formação continuada do PNAIC favoreceu a ressignificação e construção da autoria docente num processo reflexivo crítica entre os saberes da formação e as experiências da prática, aspectos comprovadores da Tese ora defendida.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Externo à Instituição - IVEUTA DE ABREU LOPES - UESPI
Externo à Instituição - EMANOELA MOREIRA MACIEL - IFPI
Externo à Instituição - FRANCISCA DAS CHAGAS SILVA LIMA - UFMA
Notícia cadastrada em: 20/02/2020 17:10
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