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Banca de DEFESA: MARÍLIA CAROLLYNE SOARES DE AMORIM

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARÍLIA CAROLLYNE SOARES DE AMORIM
DATA: 23/08/2022
HORA: 08:00
LOCAL: On-line
TÍTULO: ENSINO REMOTO EM ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA
PALAVRAS-CHAVES: Inclusão escolar. Ensino remoto. Pandemia
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO:

O ano de 2020 trouxe grandes desafios para o processo educativo com inúmeras transformações em todas as esferas da sociedade em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus SARS-Cov-19, de modo que as atividades no espaço escolar foram suspensas em todo o mundo com o intuito de conter sua transmissão do vírus. Neste cenário, os sistemas de ensino reorganizaram-se para ofertar as atividades acadêmicas de forma on-line com o intuito de preservar o direito a educação, ainda que o contato restrito com os pares tivesse impacto negativo no desenvolvimento pessoal, principalmente do Público-Alvo da Educação Especial, pois as aulas a distância impossibilitaram uma real interação e o direcionamento do processo educacional e pessoal dos educandos. Nesse sentido, a pesquisa teve por objetivo investigar as ações pedagógicas no ensino remoto para garantir a participação e aprendizagem do Público-alvo da Educação Especial em escola da rede municipal de ensino. O estudo é de natureza qualitativa e se caracterizou como um estudo de caso. O instrumento para coleta dos dados foi o roteiro de entrevista semiestrutura aplicada a profissionais da educação, como a equipe gestora, professoras, profissional de apoio à inclusão; e famílias de estudantes desse segmento. Os resultados identificaram organização distinta para prover o ensino remoto emergencial para esse público nas instituições pesquisadas, apresentando desafios pessoais e coletivos para os professores, os alunos e as famílias na pandemia. A indisponibilidade de recursos materiais adaptados adequadamente de acordo com as séries frequentadas pelos alunos, a ausência de orientações a professores e familiares e a insuficiência de pessoal qualificado afetaram massivamente o planejamento de estratégias para atender às especificidades desse alunado em um contexto desconhecido que, naturalmente, alterava as condições emocionais, financeiras e pessoais com repercussões profundas na escolarização. Nesse sentido, o estudo possibilitou ampliar a visão sobre as ações pedagógicas providas para a acessibilidade desse segmento ao currículo acadêmico em contexto de ensino remoto emergencial e refletir sobre as estratégias adotadas. Considera-se que estudos futuros devem ser empreendidos com vistas a identificar as implicações resultantes desse período na participação e aprendizagem de estudantes da educação especial.  

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA
Externo à Instituição - ENICÉIA GONÇALVES MENDES - UFSCAR
Externo à Instituição - LUCÉLIA CARDOSO CAVALCANTE RABELO - UNIFESSPA
Notícia cadastrada em: 07/07/2022 14:32
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