No presente estudo as viagens são compreendidas como práticas culturais, como uma ponte entre seres humanos e outras culturas, ligando-os com o mundo. Desse modo, o objetivo geral da pesquisa é analisar as viagens de formação docente, os intercâmbios e circulação de saberes dos professores do Curso de Música da Universidade Federal do Piauí no período de 1980 a 2020, por meio das narrativas (auto) biográficas. O marco temporal delimitado se deu em razão de ter o primeiro professor do curso viajado para terras estrangeiras para cursar o mestrado na década de 1980, enquanto o último deslocamento de formação docente entre os colaboradores desta pesquisa ocorreu no ano de 2022 para o doutorado dentro do Brasil. Alinhando com a História da Educação Musical, apoia-se teoricamente na vertente conhecida como Nova História Cultural, que, por se embasar nas experiências humanas, novas fontes, novos objetos, leva-se a pensar nas viagens de formação como um desses novos objetos de pesquisa. Desse modo, foi possível interpretar que a preparação e execução de viagens de formação podem proporcionar experiências com uma maior diversidade educacional, pois os docentes experimentam situações culturais diferentes já conhecidas. Portanto, a busca por conhecimento torna-se mais vasta ao mesmo tempo contemplando abordagens acadêmicas, pessoais e interpessoais.