Notícias

Banca de DEFESA: MARCIEVA DA SILVA MOREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIEVA DA SILVA MOREIRA
DATA: 27/02/2023
HORA: 14:30
LOCAL: SALA DE DEFESA OU SALA DE AULA DISPONÍVEL
TÍTULO: RELAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM: PROFESSORAS E CRIANÇAS DA ESCOLA PEDRO RABELO DA PAIXÃO, QUILOMBO MIMBÓ, PIAUÍ.
PALAVRAS-CHAVES: Relações de ensino-aprendizagem. Professoras e crianças. Escola Mimbó. Quilombola.
PÁGINAS: 165
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO:

                                              

 

Entende-se que as relações de ensino-aprendizagem envolvendo professoras e crianças acontecem de diversas maneiras nas práticas pedagógicas escolares, na comunidade, nas trocas de afetos, nos ambientes educativos, e, também, nos desrespeitos, negligências e outros comportamentos que influenciam as atividades do ensino desenvolvidas pelas/os profissionais da educação escolar, as quais resultam na esperada aprendizagem das/os alunas/os. Nesse sentido, considerou-se de importância social estudar este problema visando entender como as relações de ensino-aprendizagem desenvolvidas pelas professoras e crianças afrodescendentes do Quilombo Mimbó, Amarante, Piauí, influenciaram nas atividades desenvolvidas no cotidiano escolar, e algumas consequências destas ligações. Realizou-se um estudo de caso, com abordagem qualitativa, tendo como meios mais viáveis para acessar as informações, observações participantes nas salas de aula e nos espaços escolares, como também, diálogos em rodas de conversa com as professoras, enquanto se utilizava um diário de campo. Nessas atividades, foram tomados todos os cuidados com a saúde das pessoas envolvidas, devido à situação atual da pandemia da Covid-19, respeitando os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A pesquisa baseou-se também, nas leituras de trabalhos de pesquisadoras/es como Abreu (2014), Batista (2013), Boakari (2007, 2013, 2021), Brandão (2010), Cunha Junior (2005, 2008, 2012), Dayrell (1996), Fonseca (2001), Freire (1987,1992), Gomes (2008a), Gomes (2005b, 2012b, 2013b) Machado (2008, 2015), Moura (1991) Mununga (2005), Nascimento (1970), Santos (2010, 2020), Silva (2017a, 2020a, 2021a) e Silva (2005b, 2012b). Com este estudo, evidenciaram que existem relações mútuas de ensino e aprendizagem na Escola Pedro Rabelo da Paixão, onde as crianças quilombolas ensinam suas professoras e aprendem os conteúdos escolares necessários. Ao mesmo tempo, as professoras, também, ensinam e aprendem com as crianças.  

 

 

 

 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 1714610 - MARIA DO SOCORRO BORGES DA SILVA
Externo à Instituição - JOSÉ DA CRUZ BISPO DE MIRANDA - UESPI
Externo à Instituição - ROBSON CARLOS DA SILVA - UESPI
Notícia cadastrada em: 08/02/2023 11:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb17.ufpi.br.instancia1 07/11/2024 18:47