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Banca de QUALIFICAÇÃO: LAURA MARIA ANDRADE DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAURA MARIA ANDRADE DE SOUSA
DATA: 11/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Webconferência
TÍTULO: APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL DO ADULTO PROFESSOR: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA EDUCATIVA
PALAVRAS-CHAVES: formação e prática educativa; desenvolvimento pessoal e profissional; experiência e aprendizagem na docência; adulto professor em formação.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Estudos mostram que a capacidade humana de aprender, ao contrário do crescimento
orgânico, evolui ao longo da vida, em consonância com as experiências que a pessoa vai
adquirindo. No campo do ensino, desde a década de 80, tem sido dado ênfase à necessidade
de os professores compreenderem como os alunos aprendem. Muitas pesquisas têm sido
desenvolvidas nessa direção. Ocorre que os professores também são sujeitos aprendentes em
permanente processo de formação e de desenvolvimento e, embora possa haver similaridade
entre o aprendizado do aluno e o do professor, a aprendizagem desses envolve saberes e
conhecimentos mais complexos, pois vai além dos conteúdos científicos, englobando também
os saberes pedagógicos e curriculares e os do contexto social. Assim, nossa pesquisa
apresenta a seguinte questão/problema: Como a compreensão do processo de aprendizagem e
de desenvolvimento profissional e pessoal do adulto professor contribui para a ressignificação
da prática educativa? Para tanto, delineamos o seguinte objetivo: Compreender o processo de
aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional do adulto professor, com vistas à
ressignificação da prática educativa. Para sua realização contará com a participação de
professores/as das licenciaturas de Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química e de
professores/as de disciplinas pedagógicas, nelas atuantes, de um campus do Instituto Federal
do Piauí. Metodologicamente, configura-se como pesquisa qualitativa, de abordagem
biográfico-narrativa, na qual será utilizado o recurso metodológico das Cartas Pedagógicas
para recolha dos dados, cuja organização do corpus ocorre por meio de elementos indexados e
não-indexados e para análise interpretativa das informações produzidas, recorre-se à técnica
da Análise de Discurso. A pesquisa está fundamentada na literatura que discute a
aprendizagem e o desenvolvimento como processo multidimensional, relacional/interativo e
integrador que envolve conhecimentos/conteúdos, valores, aspectos mentais, sociocognitivos,
afetivos, atitudinais, sociais, modos de ser, experienciar, perceber e interpretar os contextos, e
que defende a experiência, a autorregulação, a necessidade pessoal/profissional e a reflexão
como bases do processo de aprendizagem do adulto, no qual se destaca o papel da
subjetividade, da memória e da metacognição como dimensões fundamentais. O resultado
parcial da pesquisa, sustentado no referencial teórico, aponta que a compreensão do professor
sobre seu próprio processo de aprendizado impacta e orienta seu modo de ensinar,
redimensiona a relação pedagógica com os alunos, favorece a ressignificação da sua prática
educativa e promove o seu desenvolvimento pessoal e profissional.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Externo à Instituição - DOMINGOS LEITE LIMA FILHO - UTFPR
Externo à Instituição - JOAQUIM LUÍS MEDEIROS ALCOFORADO - UC
Externo à Instituição - JOSELMA FERREIRA LAVOR DE LIMA - IFPI
Presidente - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 4174168 - MARIA DIVINA FERREIRA LIMA
Notícia cadastrada em: 09/11/2023 08:41
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