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Banca de QUALIFICAÇÃO: DOUGLAS PEREIRA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DOUGLAS PEREIRA DA COSTA
DATA: 14/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Webconferência
TÍTULO: DA CONSTRUÇÃO DO “NÓS” À APRENDIZAGEM DAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS
PALAVRAS-CHAVES: educação digital; redes sociais; prática educativa; formação de professores; aprendizagem.
PÁGINAS: 157
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

As redes sociais virtuais se constituem em espaços-tempos que reformulam os modos de ser,
pensar, agir e aprender na contemporaneidade marcada pelo digital. Mesmo assim, a prática
educativa em sala de aula, geralmente, mostra-se descontextualizada dessa realidade tão
comum no cotidiano dos jovens estudantes, o que convida professores a repensarem suas
concepções e ações sobre o uso dos sites/aplicativos de rede social como recursos
pedagógicos, a mobilização das aprendizagens das redes online e a orientação dos educandos
para a constituição de si e de relações nas comunidades digitais. Assim, esta pesquisa
apresenta a seguinte questão/problema: como a formação e a constituição da identidade de
professores do Ensino Médio mobilizam a aprendizagem das redes sociais virtuais e a
reconfiguração da prática educativa? Desse modo, tem como objetivo compreender como a
formação e a constituição da identidade de professores do Ensino Médio mobilizam
aprendizagem das redes sociais virtuais visando a reconfiguração da prática educativa. Em
termos metodológicos, configura-se como uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação
colaborativa, que, para ser desenvolvida, tem contado com a colaboração de sete professores
do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino localizada na cidade de
Camocim, estado do Ceará. Os dados empíricos foram coletados por meio de entrevistas
semiestruturadas em grupo focal e, em um segundo momento, haverá coleta por meio de
entrevistas individuais. Assim, os achados serão organizados em categorias pela conjugação
das orientações de Bardin (2016) sobre aspectos teóricos-metodológicos da categorização
com os recursos e procedimentos do software Interface de R pour les Analyses
Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ), sendo a análise e a
interpretação dos dados realizadas à luz da Análise de Discurso. Os resultados parciais
apontam que as conexões físicas e/ou virtuais são significativas na construção das
autorrepresentações identitárias e formativas dos professores. Ainda se observa a mobilização
de aprendizagens das redes sociais virtuais na busca por informações, por estratégias didáticas
inovadoras e por recursos didáticos diferenciados que contribuem para a reconfiguração da
prática educativa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Externo à Instituição - ANTÓNIO GOMES ALVES FERREIRA - UC
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Externo à Instituição - FRANCISCA DAS CHAGAS SILVA LIMA - UFMA
Externo à Instituição - FRANCISCO HERBERT LIMA VASCONCELOS - UFC
Presidente - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Notícia cadastrada em: 09/11/2023 09:04
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