AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRIBUTOS PARA A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR EPEDAGÓGICA
Educação de Jovens e Adultos. Ensino Fundamental. Organização Curricular e Pedagógica
Esse estudo consiste em uma investigação sobre a ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos, na modalidade educação de jovens e adultos. Reflete as possibilidades dos contributos dessa ampliação para a organização curricular e pedagógica. Foi desenvolvido com a participação de técnicos, pedagogo e professores da rede estadual de ensino de Teresina-PI, que atuam no ensino fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). O referencial teórico-metodológico está embasado na abordagem qualitativa do tipo descritiva. A opção pela Pesquisa Qualitativa se justifica por se tratar de uma modalidade que se preocupa com a visão sistêmica do objeto de estudo, explicitando sentido e significado do objeto investigado relacionando-o com as características do contexto de atuação. Apresenta como objeto de investigação situações que envolvem os contributos da ampliação do ensino fundamental para a organização curricular e pedagógica. O interesse neste estudo emergiu das experiências e estudos realizados ainda na graduação, bem como, a participação em projetos de IniciaçãoCientífica e ExtensãoUniversitária. Estabelece como objetivo geral analisar os contributos e as implicações curriculares e pedagógicas, advindas da ampliação do Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos. Especificamente, busca compreender aorganização curricular do Ensino Fundamental na modalidade EJA; caracterizar as mudanças ocorridas na organização curricular mediante a ampliação do Ensino Fundamental e refletir os contributos da organização pedagógica a partir da ampliação do Ensino Fundamental nessa modalidade de ensino. Fundamenta-se na Lei nº 5.692 (1971); Lei nº 9.394 (1996); Brasil/MEC (2000); Lei nº. 10.17 (2001); Brasil/MEC (2004); Lei nº 11.274 (2006), Moura (3003; 2007), Franco e Ghedin (2006), entre outros. Como procedimento metodológico a pesquisa utiliza questionários e entrevistas semiestruturadas. Para traçar o processo de organização e análise interpretativa dos dados, destacam-se as contribuições de Bakhtin (1994); Bardin (2011); Oliveira (2007) e nos pressupostos da Análise de Discurso apoiados nas ideias de Orlandi (2012); Pêcheux (2008) e Yñiguez (2004). Os resultados revelam que existe uma preocupação do sistema estadual em reestruturar a proposta curricular do ensino fundamental na modalidade EJA, de quatro para cinco anos, considerando: a ampliação do ensino fundamental diurno, de oito para nove anos; as necessidades e especificidades do seu público potencial contribuindo para o sucesso no seu processo de escolarização. No entanto, devem ser observados alguns cuidados para não atribuir o tempo de permanência na escola, como condicionante do sucesso ou insucesso escolar. Vale, ainda, pontuar que é urgente e necessário que a EJA seja reconhecida, como Política Pública, dever do Estado e direito das pessoas jovens e adultas, tomando o processo educativo, como aquele que ocorre ao longo da vida.