Banca de DEFESA: LAURA MARIA ANDRADE DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAURA MARIA ANDRADE DE SOUSA
DATA: 19/09/2024
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO: APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL DO ADULTO PROFESSOR: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA EDUCATIVA
PALAVRAS-CHAVES: formação e prática educativa; desenvolvimento pessoal e profissional; experiência e aprendizagem na docência; adulto professor em formação.
ÁREA: Educação

Estudos mostram que a capacidade humana de aprender, ao contrário do crescimento orgânico, evolui ao longo da vida, em consonância com as experiências que a pessoa vai adquirindo. No campo do ensino, desde a década de 80, tem sido dado ênfase à necessidade de os professores compreenderem como os alunos aprendem. Muitas pesquisas têm sido desenvolvidas nessa direção. Ocorre que os professores também são sujeitos aprendentes em permanente processo de formação e de desenvolvimento e, embora possa haver similaridade entre o aprendizado do aluno e o do professor, a aprendizagem desses envolve saberes e conhecimentos mais complexos, pois vai além dos conteúdos científicos, englobando também os saberes pedagógicos, experienciais, tecnológicos e os do contexto social. Assim, nossa pesquisa apresenta a seguinte questão/problema: Como a compreensão do processo de aprendizagem e de desenvolvimento profissional e pessoal do adulto professor contribui para a ressignificação da prática educativa? Para tanto, delineamos o seguinte objetivo: Compreender o processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional do adulto professor, com vistas à ressignificação da prática educativa. A pesquisa teve como campo empírico um campus do Instituto Federal do Piauí e como informantes cinco professores das licenciaturas de Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química e duas professoras das disciplinas pedagógicas. Metodologicamente, configura-se como pesquisa qualitativa biográfico-narrativa (Pineau, 2006; Abrahão; Passeggi, 2012; Delory-Momberger, 2012), na qual foi utilizado o recurso metodológico das Cartas Pedagógicas para recolha dos dados que foram organizados por meio da técnica de análise das narrativas (Jovchelovitch; Bauer, 2002; Weller, 2009; Schütz, 2010) associada à etiquetagem e categorização (Lejeune, 2019) e interpretados mediante à técnica da Análise de Discurso (Orlandi, 2009; Brandão, 2012; Maingueneau, 2015). A pesquisa está fundamentada na literatura que discute a aprendizagem e o desenvolvimento do professor como processo multidimensional, relacional/interativo e integrador que envolve conhecimentos/saberes, valores, aspectos mentais, sociocognitivos, afetivos, atitudinais, sociais, modos de ser, experienciar, refletir, perceber, interpretar os contextos. Compreende que a formação, a (re)construção da experiência na e pela prática e, ainda, o compartilhar de conhecimentos e saberes com os pares e alunos são as bases do processo de aprendizagem e do desenvolvimento pessoal/profissional do adulto professor, assinalando o interesse e o engajamento como condições indispensáveis nesse processo para a transformação de si e da prática educativa. Os resultados apontam que a compreensão do professor sobre seu próprio processo de aprendizado impacta e orienta seus modos de aprender-ensinar, redimensiona e ressignifica a prática educativa, impulsionando o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Externo à Instituição - CARLOS FRANCISCO DE SOUSA REIS - UC
Externo à Instituição - DOMINGOS LEITE LIMA FILHO - UTFPR