Banca de DEFESA: MARIA VALERIA SANTOS LEAL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA VALERIA SANTOS LEAL
DATA: 19/09/2024
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO: POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DO FUNDEB PARA OS MUNICÍPIOS PIAUIENSES (2014-2023)
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Publicas; Financiamento da Educação; Formação de Professores.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este trabalho apresenta uma análise sobre a política pública de formação de professores desenvolvidas com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), nos municípios piauienses. A ênfase recai, na redistribuição e aplicação do financiamento da educação básica, pois o papel de políticas públicas nesse processo é fundamental, considerando a Macrorregião em que se insere esses territórios, perpassando pelos mecanismos financeiros, administrativos e pedagógicos, que viabilizam a oferta de formação continuada de professores, como principal desafio colocando-a no centro das discussão no âmbito nacional, estadual e municipal provocando tomada de decisões que venham a contribuir para a qualidade da educação básica nos municípios piauienses. Tem como objetivo geral: Analisar como as políticas públicas de formação de professores, financiadas com recursos do FUNDEB, contribuem para a educação básica nos municípios piauienses. Delineada como uma pesquisa do tipo quanti-qualitativa, por ser uma abordagem de investigação que associa os dois enfoques, cuja combinação de elementos permite ampliar e aprofundar o entendimento, proporcionando ganhos relevantes para as pesquisas em educação. A coleta de dados quantitativos foi realizada, inicialmente, por meio de uma busca na base de dados eletrônica do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, referente aos aportes financeiros recebidos e executados pelos municípios, no tocante a formação continuada dos profissionais da educação, no período de 2014-2023, seguida da aplicação de questionário junto aos secretários municipais de educação dos municípios piauienses. Para a recolha dos dados qualitativos, visando a produção do conhecimento a partir das informações levantadas no contexto empírico, conjugados com o diálogo permanente com a teoria, foi realizado uma entrevista individual semiestruturada, junto a coordenadores pedagógicos/diretores e professores de oito escolas com maior e menor índice do IDEB, localizadas em territórios das macrorregiões de Parnaíba, Teresina, Picos e Floriano, as mais populosas do Estado, totalizando dezesseis profissionais. A escolha amostral do território foi intencional e dos informantes opcionais. Os dados quantitativos foram tabulados e organizados em planilhas eletrônicas, utilizados filtros e funções do MS Excel para a construção de tabelas e gráficos, seguida da análise descritiva dos dados e o seu respectivo tratamento por meio do software stata 14.0. A análise dos dados qualitativos foi categorizada pelas orientações de Bardin (2021) e com o auxílio do software Iramuteq. Enquanto a análise formal das contribuições dos informantes deu-se à luz da Análise de Discurso. Os resultados apontam para a necessidade de se repensar a distribuição dos aportes financeiros destinados a formação continuada dos professores, bem como de um acompanhamento sistemático dos recursos públicos destinados, distribuídos, aplicados e dos resultados alcançados. Ainda assim, a formação continuada mostrou-se eficaz ao desenvolver estratégias para enfrentar desafios no ambiente escolar, exigindo atualização constante dos conhecimentos e habilidades dos educadores. Conclui-se que a formação continuada eleva os padrões de ensino e aprendizagem, contribuindo significativamente para os avanços no desempenho acadêmico refletindo positivamente no IDEB das escolas.

MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Externo à Instituição - ANTONIO GOMES ALVES FERREIRA - UC
Externo à Instituição - CLAUDIO PINTO NUNES - UESB
Externo à Instituição - DOMINGOS LEITE LIMA FILHO - UTFPR
Interno - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Presidente - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Notícia cadastrada em: 19/08/2024 07:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb15.ufpi.br.instancia1 05/10/2024 09:21