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Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDA ALVES MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIMUNDA ALVES MELO
DATA: 12/08/2014
HORA: 08:30
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
TÍTULO:

PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA DO CAMPO: DIÁLOGANDO SOBRE A ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR AOS SABERES DA CULTURA CAMPONESA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação do Campo. Conhecimentos Escolares. Cultura Camponesa. Saberes Culturais.


PÁGINAS: 34
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural
RESUMO:

Nos últimos anos, o cenário educacional vem se reconfigurando pelo surgimento de novos sujeitos, demandas e propostas educacionais. Como reflexo destas mudanças, ampliam-se as discussões relativas à docência, ao conhecimento e a cultura, bem como a relação destes três componentes na garantia de condições capazes de assegurar a aprendizagem dos educandos e a formação para a cidadania. No campo, as discussões voltam-se cada vez mais para a necessidade de uma educação escolar que respeite, valorize e se aproprie dos saberes culturais dos estudantes como parte integrante do currículo escolar, notadamente, da formação dos educandos. Partindo destas considerações, o presente projeto de pesquisa tem como discussão central o seguinte problema: quais articulações entre conhecimentos escolares e saberes da cultura camponesa se realizam na prática de professores da escola do campo? O problema em questão parte do pressuposto de que as escolas do campo estão inseridas em contextos diversificados onde a prática dos professores articulam conhecimento escolar aos saberes da cultura camponesa, de modo a assegurar o direito de educandos no que concerne ao desenvolvimento de competências e habilidades, cada vez mais necessárias no cotidiano e no mundo contemporâneo. A pesquisa proposta tem como objetivo principal investigar as articulações entre conhecimentos escolares e saberes da cultura camponesa na prática de professores da escola do campo. Especificamente objetiva: caracterizar a prática de professores do campo que atuam no Ensino Fundamental (6º ao 9º); identificar os saberes da cultura camponesa contemplados na prática de professores do campo e analisar as articulações entre conhecimentos escolares e saberes da cultura camponesa na prática de professores da escola do campo. As discussões e categorias estão fundamentadas nos seguintes autores: Educação do Campo: Arroyo (2004 e 2005), Caldart (2004 e 2005), Souza (2012), entre outros. Conhecimento Escolar: Vasconcelos (2005), Brasil (2010), Santos (1995), entre outros. Saberes da Cultura Camponesa: Caldart et al (2012) e Araújo (2011). Prática docente: Freire (2013) e Zabala (1998). O direcionamento metodológico inclui-se na vertente da pesquisa qualitativa com abordagem narrativa tendo como referencial teórico Souza (2006), Pinto (2008) e Bertaux (2010) e outros. Os dados serão produzidos com o emprego dos dispositivos de coleta de dados: Diários de Aula na perspectiva de Zabalza (2004) e as Rodas de Conversas na perspectiva de Warschauer (2002) e Campos (2007). Os dados serão organizados em eixos categoriais e, em seguida analisados com o apoio da técnica de análise de conteúdo sugerida por Zabalza (2004). O campo de pesquisa será a Unidade Escolar João Soares de Brito, pertencente ao Sistema Municipal Educação de Castelo do Piauí. Os sujeitos serão 7 (sete) professores que trabalham em turmas do 6º ao 9º ano com as disciplinas de: Ciências, História, Geografia, Língua Portuguesa, Artes e Matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Externo à Instituição - ANA MARIA IORIO DIAS - UFC
Notícia cadastrada em: 18/07/2014 10:16
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