MOVIMENTO DE COLABORAÇÃO COM UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA: PRÁTICA EDUCATIVA PROBLEMATIZADORA E SUA RELAÇÃO COM AS PRÁTICAS CRIATIVAS
Formação docente. Colaboração. Problematização. Práticas criativas. Resolução de problemas de matemáticos.
A tese fundante deste trabalho investigativo é a de que, em colaboração, a problematização possibilita o desenvolvimento de práticas criativas na resolução de problemas matemáticos no Ensino Fundamental por parte do professor. Desta proposição parte a questão norteadora: Qual a relação da prática educativa problematizadora com as práticas criativas na resolução de problemas matemáticos realizadas pelo professor do sexto ano do Ensino Fundamental? O trabalho investigativo foi desenvolvido com um professor de matemática do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Parnaíba-PI e a pesquisadora que mediou a problematização. A pesquisa utiliza os princípios do Materialismo Histórico Dialético, da Teoria Sócio-Histórica, da Pesquisa Colaborativa e está fundamentada em Marx e Engels (2002), Afanasiev (1968), Prado Jr (2002), Vigotski (1989, 2001, 2007), Ibiapina (2003, 2008, 2011), Ferreira (2002, 2007), Vázquez (2007), Freire (2005, 2010), Liberali (2010), Moran e John-Stein (2003), Magalhães (2004, 2009), entre outros. Os procedimentos da pesquisa foram a entrevista diagnóstica e a observação colaborativa. A análise de dados utiliza a Interação Discursiva como conceito teórico e a discussão como conceito-chave e tem como base Pontecorvo (2005). A investigação discute a possibilidade de desenvolvimento de práticas criativas na resolução de problemas matemáticos no Ensino Fundamental por meio da problematização. O estudo caracterizou as práticas predominantes de resolução de problemas matemáticos, tais como: práticas reiterativas, práticas técnicas e práticas criativas, bem como, analisou e interpretou o potencial das práticas educativas problematizadoras para o desenvolvimento de práticas criativas na resolução de problemas.