LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS: DILEMAS VIVENCIADOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E A CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR
Dilemas da formação. Licenciatura em Artes Visuais. Formação do professor de Arte. Educação Básica.
O presente trabalho dissertativo trata de uma investigação sobre a influência dos dilemas vivenciados no processo de formação inicial na constituição do ser professor para a atuação na Educação Básica, no contexto do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal Piauí (UFPI). A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós- graduação em Educação (PPGED) e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas curriculares e Formação de Profissionais da Educação (NIPPC) da UFPI. A problemática em questão surge das experiências da pesquisadora como estudante e professora do referido curso quando observou situações dilemáticas no processo de formação do professor de Arte que careciam estudos sistematizados acerca do professor a ser formado. Considerando o exposto, parte-se da questão-problema: como os dilemas vivenciados na formação inicial em Artes Visuais interferem na constituição do ser professor? E do objetivo geral: investigar o processo de formação no curso de licenciatura em Artes Visuais da UFPI, os seus dilemas e as implicações na constituição do ser professor. E dos objetivos específicos: refletir acerca das práticas educativas vivenciadas na formação do professor no curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPI; analisar o processo de formação do curso em Artes visuais da UFPI e suas implicações na formação do licenciado para a Educação Básica; compreender os dilemas presentes no processo de formação do licenciado em Artes Visuais da UFPI. No plano teórico, o Ensino das Artes Visuais é fundamentado em Barbosa (2002, 2005, 2010), Hernandez (2000, 2007), Frange (2013, 2002), Azevedo (2013); os aspectos da Formação e seus dilemas estão ancorados em Imbernón (2011), Nóvoa (1992, 2002), Pimenta (2002,2012), Zabalza (1994,2004) dentre outros. O estudo de cunho qualitativo baseia-se em Gatti e André (2013), Flick (2009), Gonzalez Rey (2010) e tem como principal instrumento de coleta de dados a entrevista narrativa, segundo Schütze (2013). Os participantes selecionados foram seis professores (as) formadores (as) do referido curso. A organização dos dados empíricos em categorias e a técnica de Análise do Conteúdo realizam-se com base em Bardin (2011). Com esta pesquisa, almeja-se maior compreensão do processo formativo no âmbito da Licenciatura em Artes Visuais da UFPI, a partir do olhar do professor formador sobre os dilemas relativos ao ser professor, suscitando a reflexão crítica nos envolvidos com vista possível superação destes.