PLANEJAMENTO DE ENSINO: POTENCIAL DE TRANSFORMAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento de Ensino. Necessidade. Prática Docente.
A presente investigação possui como objeto de estudo o planejamento de ensino, compreendido como potencial de transformação da prática docente. A pesquisa desenvolveu-se a partir da seguinte questão norteadora: Quais as necessidades que os docentes têm de relacionar o planejamento de ensino com a prática docente desenvolvida nos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola particular em Parnaíba? Como objetivo geral de investigar as necessidades que os docente têm de relacionar o planejamento de ensino com a prática docente desenvolvida nos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola particular e, especificamente, de identificar a relação do planejamento de ensino com a prática docente nos anos finais do ensino fundamental; caracterizar a prática do planejamento de ensino desenvolvida pelos docentes; e de analisar os significados e sentidos de planejar o ensino com a prática docente. O estudo, utiliza a Pesquisa Colaborativa, fundamentado na abordagem Sócio-Histórica e no Materialismo Histórico Dialético, considerado como teoria e método. O trabalho está fundamentado nas discussões de Afanasiev (1968); Vigotski (1988, 2004, 2007, 2010), na abordagem Sócio-Histórica; Ibiapina (2008, 2009, 2011), Ibiapina e Magalhães (2009), Liberali (2008, 2010, 2011), Magalhães (2006). Dentre os estudos realizados sobre os significados e os tipos de planejamento, cita Dálmás (2014), Libâneo (2013), Vaccas (2012), Vasconcelos (2012), Menegolla e Sant’Anna (2010), Mesquita e Coelho (2008), Gandin e Cruz (2009), Moretto (2009), Ibiapina e Lima (2007), Padilha (2006), Saviani (2011), entre outros. Compreende que o estudo sobre planejamento possui relevância científica, uma vez que oportuniza a colaboração entre os pares a partir da reflexão crítica e do diálogo sobre a prática de planejar o ensino a fim de que os docentes compreendam suas necessidades para atuar com consciência crítica e intencionada sobre sua prática docente, transformando-a.